Logotipo da ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Conteúdo de autoria de Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch ©2020. O conteúdo deste site pode ser livremente reproduzido, no todo ou em parte, desde que citada a fonte.

APRESENTAÇÃO TECNOLOGIA ASSISTIVA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESENHO UNIVERSAL LEGISLAÇÃO CURSOS EVENTOS REALIZADOS CONTATO

LANÇADA NOVA EDIÇÃO DO "CURSO SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA"
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

     

VISITE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

QUEM SOMOS

Somos uma equipe especializada em Tecnologia Assistiva (TA) e comprometida com a inclusão de pessoas com deficiências na educação, no trabalho, no lazer, na cultura, na sociedade.

"Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT).

A ASSISTIVA - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO tem como principal objetivo oferecer conhecimentos e informações, realizar a formação e produzir pesquisas que possam ser úteis a órgãos, instituições e entidades que atendem pessoas com deficiências. Estamos preparados também para o atendimento direto ao usuário no sentido de avaliar, indicar e disponibilizar recursos de tecnologia assistiva, bem como acompanhar o uso desses recursos e sugerir eventuais adequações.

ASSISTA O PROGRAMA "TECNOLOGIA ASSISTIVA" PRODUZIDO PELA TVE/RS

 

NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO

Promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio da prestação de serviços nas áreas da Educação, Saúde e Tecnologia Assistiva.

 

 

A QUEM SE DESTINA O NOSSO SERVIÇO

Pessoas com deficiência e seus familiares, bem como às instituições, redes públicas e particulares, profissionais e demais interessados.

 

 

O QUE OFERECEMOS

FORMAÇÃO, ASSESSORIA E PESQUISA SERVIÇO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

 


FORMAÇÃO, ASSESSORIA E PESQUISA


SERVIÇO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Realizamos o atendimento direto ao usuário de Tecnologia Assistiva seguindo o seguinte procedimento:

Modalidades da Tecnologia Assistiva em que atuamos:

• Comunicação Alternativa:

• Recursos para acesso ao computador e dispositivos móveis:

• Materiais escolares e recursos pedagógicos com acessibilidade:

• Adequação Postural e mobilidade:

IMPORTANTE: Para outras informações e agendamento de avaliação em nosso Serviço de Tecnologia Assistiva encaminhe e-mail para secretaria@assistiva.com.br ou ligue para (51) 3026-4026

 


SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Serviço de AEE realizado na Assistiva:

Assessoramento a profissionais que atuam no AEE e a instituições que atendem alunos com deficiência (da educação infantil ao Ensino Superior):

IMPORTANTE: Para outras informações e agendamento de avaliação em nosso Serviço de Atendimento Educacional Especializado encaminhe e-mail para secretaria@assistiva.com.br ou ligue para (51) 3026-4026.

 

 

NOSSO ENDEREÇO

Rua General Couto de Magalhães, 1192 • Higienópolis • Porto Alegre • RS • Fone: (51) 3026 4026

Fachada do prédio da Assistiva Mapa para localização

 

 

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA:

Nosso laboratório de Tecnologia Assistiva é equipado com uma grande variedade de recursos para acesso ao computador, comunicação alternativa, recursos pedagógicos acessíveis, materiais escolares acessíveis, mobiliário, órteses funcionais para apoio à alimentação, higiene, escrita, digitação; recursos de adequação postural e mobilidade.

Laboratório de Tecnologia Assistiva com bancada e expositor de recursos:
mouses, teclados e botões acionadores com diferentes formatos, vocalizadores
e outros recursos de para comunicação alternativa.
Bancada com acionadores, brinquedos com pilha para
utilização com acionadores, diferentes modelos de mouses e teclados.

 

Bancada com vocalizadores em diferentes formatos, lupa eletrônica,
recurso multiplano para ensino da matemática.
Recursos impressos de comunicação alternativa
e recursos pedagógicos acessíveis.

 

Recursos impressos de comunicação alternativa
e recursos pedagógicos acessíveis
Mostra de vocalizadores, cartões
e pranchas de comunicação alternativa.

 

Materiais escolares acessíveis
e órteses funcionais de mão, colar cervical.

Objetivo do Laboratório de Tecnologia Assistiva:

 

 

SALA DE EVENTOS

 

 

SALA DE ATENDIMENTO

Local para realização do Atendimento Educacional Especializado e para procedimentos de avaliação, experimentação e aprendizado sobre a utilização de recursos de Tecnologia Assistiva.

 

 

NOSSA EQUIPE

Direção:

Mara Lúcia Sartoretto: Pedagoga; diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; assessora técnica da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Cachoeira do Sul, consultora da AFAD 21 de Novo Hamburgo, Consultora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Supervisora da SEAC - Escola de Educação Profissional; foi supervisora de conteúdo no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado da UFC/SEESP - MEC; consultora da OEI - Organização dos Estados Iberoamericanos; educadora emérita do Estado do RS; autora de livros e artigos que abordam o tema da educação, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/9477317723249281

Rita Bersch: Fisioterapeuta; diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em design pela UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; possui formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP 2006 - Programa de Certificação Aplicado a Tecnologia Assistiva da CSUN - Universidade Estadual de Northridge, Califórnia, EUA e também pela Fundação Don Carlo Gnocchi de Milão, Itália; Membro da ISAAC - Sociedade Internacional para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e presidente da ISAAC Brasil na gestão 2020-2021; Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos que abordam o tema da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/0339134545436600

Colaboradoras:

Cleusa Santos: Pedagoga, Especialista em Educação Especial com ênfase no Atendimento Educacional Especializado, Capacitação em Libras I, II e III, intermediário e avançado. Professora da sala de recursos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Taufik Germano de Cachoeira do Sul, professora dos cursos de Atendimento Educacional Especializado com enfoque na produção de Recursos Pedagógicos Acessíveis da Assistiva Tecnologia e Educação.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/0650257634030685

Daianne Martins: Terapeuta Ocupacional; Especialista em Educação Inclusiva; Mestre em Design/UFRGS com pesquisa na área da Tecnologia Assistiva; Doutoranda do PGDesign UFRGS, Membro da ISAAC - Sociedade Internacional para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e da ISAAC Brasil; Doutoranda do PGDesign UFRGS.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/3041425022637351

Mariângela de Souza Campello: Pedagoga; Capacitação em Autismo Bloco Básico 1, Bloco Avançado, Associação Pandorga, São Leopoldo/ RS; Pós Graduada em Especialização em Educação Pré-escolar, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul; Pós Graduada em Nível de Especialização em Currículo por Atividades, Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul; Curso Básico de Preparação de professores de Jardim de Infância, Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar - OMEP; Habilitação em Pedagogia 2º Grau, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cachoeira do Sul/ RS; Habilitação Profissional Plena de Magistério 1ª a 4ª série, E.E de 2º Grau João Neves da Fontoura; Professora Colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação; Professora em Educação Infantil; em Curso Normal; Educação Superior; Professora de Metodologia da Educação Infantil; Literatura Infantil; Didática Geral; Psicologia da Criança; Psicologia da Educação; Legislação e História da Educação; Supervisora em Educação Infantil em Escolas e na SME de Cachoeira do Sul/RS; Vice-Diretora.

Maristela Bartmann da Silva: Graduação em Pedagogia - Supervisão Escolar e Orientação Educacional, especialista em educação Pré-escolar, Especialista na área da deficiência visual pelo Instituto Benjamim Constant - IBC - Rio de Janeiro. Professora de Atendimento educacional especializado em sala de recursos para atendimento de pessoas com deficiência visual em escola pública estadual de Cachoeira do Sul, RS. Professora do curso de Pós-Graduação em Educação Especial: com enfoque no Atendimento Educacional Especializado - Disciplina: Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Visual pelo SEAC/Dom Alberto Faculdade/FSG - Faculdade da Serra Gaúcha.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/6654447787364135

Michelle Apellanis Borges: Fonoaudióloga; Formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Aprimoramento em Neurologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Aprimoramento em Reabilitação Fonoaudiológica nas Doenças Neuro-degenerativas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Especialista em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialização em Transtorno do Espectro Autista pelo IPPEO; Membro da International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC); cadastrada na plataforma ABRAPRAXIA com cursos na área.
Fonoaudióloga na AACD - Associação de Assistência a Criança Deficiente; na Casa do Menino Jesus de Praga; na Clínica Norte - Intervenção Comportamental; na Clínica Interligar; na Assistiva Tecnologia e Educação. Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Básico; no PediaSuit Protocol; no PECS básico; na Análise aplicada do comportamento (ABA) e transtorno do desenvolvimento; no PODD - Pragmatic Organization Dynamic Display; em Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) com Amy Starble.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/5607373380258524

Renata Costa de Sá Bonotto: Linguista; Licenciada em Letras (UFRGS); Especialista em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília-DF), Mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada (UFRGS); Doutora em Informática na Educação (UFRGS) com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no autismo; Membro da ISAAC-Brasil (International Society for Augmentative and Alternative Communication); Atua em assessoria, consultoria e formação em Autismo, Inclusão e Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/6392582502713218

 

 

Clique aqui para retornar ao topo desta página.

© 2020 ASSISTIVA • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO