Logotipo da ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Conteúdo de autoria de Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch ©2023. O conteúdo deste site pode ser livremente reproduzido, no todo ou em parte, desde que citada esta fonte.

APRESENTAÇÃO TECNOLOGIA ASSISTIVA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESENHO UNIVERSAL LEGISLAÇÃO CURSOS EVENTOS REALIZADOS CONTATO

 

CURSO PRESENCIAL EM PORTO ALEGRE:
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA PRÁTICA: OFICINA DE MODELAGEM

Confira aqui as datas de realização e inscreva-se.



 

CURSO ON-LINE (EAD) DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
AGUARDE: Estamos trabalhando na nova agenda dos cursos à distância.

 

Objetivo:

Conhecer os fundamentos e aplicar recursos e estratégias da Tecnologia Assistiva (TA) e da Comunicação Alternativa (CA) a partir de atividades práticas.

Formatação dos cursos:

O tema sobre TA/CAA será apresentado em sua totalidade em 3 cursos distintos que se complementam. Para atender de forma mais específica sua formação o cursista poderá participar de um, dois ou dos três cursos online.
Sugerimos aos interessados nos cursos 2 e 3 que tenham realizado a formação básica apresentada no curso 1 ou que já conheçam o referencial teórico básico sobre TA/CAA, com alguma vivência prática no tema.

CURSOS
1 Comunicação Alternativa: O que é? Por onde começar? Como aprender e como ensinar?
2 Tecnologia Assistiva aplicada na prática da Comunicação Alternativa: recursos e modelagem
3 Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa na Escola
Cursos 100% online. Você poderá programar seu horário e acessar os conteúdos quantas vezes desejar!

Publico alvo:



Dinâmica:

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Após confirmarmos sua inscrição, o cursista terá acesso a 3 aulas gravadas que poderão ser assistidas a qualquer momento. Disponibilizaremos também diferentes recursos como vídeos, textos, links para aplicativos ou sites com recursos e conteúdos de TA/CAA.
 

Fórum de discussão: disponível no AVA para troca de mensagens e dúvidas sobre o tema de estudo;

Grupo no Telegram: materiais complementares, divulgação de eventos, perguntas, esclarecimento de dúvidas e troca de informações.


Carga horária para certificação do curso teórico/prática:

Cada curso terá uma certificação de 20 horas que será fornecida aos cursistas que acessarem 70% dos “Materiais Essenciais” disponibilizados no AVA.


 

 

DETALHAMENTO DOS CURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA


Curso 1: Comunicação Alternativa: O que é? Por onde começar? Como aprender e como ensinar?

   

Objetivo específico do curso: Conhecer fundamentos, saber avaliar e projetar recursos e estratégias de CA.

Este curso é destinado à:

  • Profissionais de diferentes áreas que desejam conhecer os fundamentos e a prática da Tecnologia Assistiva / Comunicação Alternativa (ver programa abaixo);

  • Pessoas com necessidades complexas de comunicação e seus familiares que desejam aprender sobre o tema para colocá-lo me prática em seu dia a dia.

Carga horária: 20 horas.

Conteúdo:

  • Tecnologia Assistiva e Comunicação Aumentativa e Alternativa: Conceito, fundamentos e diretrizes;

  • Mitos e Verdades;

  • Avaliação da Comunicação - Apresentação da Matriz de Comunicação;

  • Avaliação para a Comunicação Aumentativa e Alternativa;

  • Seleção e construção de recursos impressos e estratégias para a intervenção na CA, a partir de casos reais;

  • Instrumentalização e formação dos parceiros de comunicação: um trabalho em equipe.

 


Curso 2: Tecnologia Assistiva aplicada na prática da Comunicação Alternativa: Recursos e Modelagem.

   

Objetivo específico do curso: Vivenciar recursos de TA na CA, formas de acesso ao computador e dispositivos móveis.

Este curso é destinado à:

  • Pessoas que já possuem conhecimentos que fundamentam a prática da Tecnologia Assistiva e a Comunicação Alternativa (ver programação do Curso 1) e que desejam aprofundar conhecimentos sobre recursos de TA para a Comunicação Alternativa e acesso ao computador: hardwares, softwares, aplicativos, dispositivos móveis, adequação postural, mobiliário, órteses funcionais de mão.

Carga horária: 20 horas.

Conteúdo:

  • Softwares para CA: da construção da prancha à modelagem;

  • Aplicativos para dispositivos móveis (celulares e tablets);

  • Vocalizadores;

  • Recursos para acesso ao computador: Mouses, teclados, acionadores e alternativas em software;

  • Adequação postural: posicionamento do usuário e organização do ambiente e recursos.

 


Curso 3: Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa na Escola.

   

Objetivo específico do curso: Compreender a importância da CA para a aprendizagem, no contexto escolar, construir e vivenciar atividades que utilizam a CA no processo de alfabetização e letramento.

Este curso é destinado à:

  • Pessoas com conhecimentos e experiência prática de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa (ver conteúdos dos Cursos 1 e 2) e que desejam aprofundar sua aplicação no contexto educacional.

Carga horária: 20 horas.

Conteúdo:

  • Concepções da Aprendizagem

  • Relação da CA com a aquisição de conhecimentos e com o processo de avaliação na escola

  • Fundamentos da alfabetização e do letramento para o desenvolvimento da autonomia.

  • Construção e vivência de recursos pedagógicos acessíveis por meio da CA.

 

 

 

Equipe de formadoras:

Mara Lúcia Sartoretto

Pedagoga; Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Assessora técnica da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Cachoeira do Sul; Consultora da AFAD 21 de Novo Hamburgo, RS; Consultora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; Supervisora da SEAC - Escola de Educação Profissional; Supervisora de conteúdo no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado da UFC/SEESP/MEC; Consultora da OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos; Educadora emérita do Estado do Rio Grande do Sul; Autora de livros e artigos sobre os temas da educação, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo. http://lattes.cnpq.br/9477317723249281

 

 

Rita Bersch

Fisioterapeuta; Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em Design/UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; Formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP - Programa de Certificação Aplicada em Tecnologia Assistiva, ministrado pela CSUN - Universidade Estadual da Califórnia em Northridge, EUA; Formação na Fundação Don Carlo Gnocchi, Milão, Itália; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e presidente da ISAAC-Brasil (gestão 2020-2021); Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos sobre o tema da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo http://lattes.cnpq.br/0339134545436600

 

 

Daianne Martins

Terapeuta Ocupacional; Especialista em Educação Inclusiva/PUCRS; Mestre em Design e Tecnologia/UFRGS; Doutoranda em Design/UFRGS com pesquisas na área da Tecnologia Assistiva; Certificação Internacional em Integração Sensorial/USC Chan em andamento; Filiada à ABRATO - Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais) e ACTORGS - Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul; Integrante do coletivo COM Acesso/UFRGS; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Professora e colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação. http://lattes.cnpq.br/3041425022637351

 

 

Gabriela de Melo Medeiros

Fonoaudióloga; Pós-graduanda em Especialização em Linguagem Infantil pelo Grupo Alcance; curso teórico prático sobre Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa Módulo II; curso presencial: CAA na prática - Assistiva Tecnologia; curso Aprenda a usar a Matriz da Comunicação - Alternativa Inclusiva; formação Prompt nível I (Prompts para a Reorganização dos Pontos Oro-Musculares e Fonéticos) pelo The Prompt Institute; ABA e estratégias naturalistas pelo Instituto Singular; Curso online de Apraxia de Fala na infância - ABRAPRAXIA; curso online Transtornos Motores de Fala - ABRAPRAXIA; Prática de Terapia Motora de Fala baseada em PAMF e Prosódia - Focus Cursos; LinFala - Congresso de Linguagem e Fala - FocusCursos; CAApacitacitação online ISAAC Brasil "Compreendendo Configurações Organizacionais Para Sistemas de CAA".

 

 

Mariângela de Souza Campello

Pedagoga; Capacitação em Autismo Bloco Básico 1, Bloco Avançado, Associação Pandorga, São Leopoldo, RS; Pós-graduada em Especialização em Educação Pré-escolar, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul, RS; Pós-graduada em Nível de Especialização em Currículo por Atividades, Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, RS; Curso Básico de Preparação de professores de Jardim de Infância, Organização Mundial para Educação Pré-Escolar - OMEP; Habilitação em Pedagogia 2º Grau, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cachoeira do Sul, RS; Habilitação Profissional Plena de Magistério 1ª a 4ª série, E.E. de 2º Grau João Neves da Fontoura de Cachoeira do Sul, RS; Professora e colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação; Professora em Educação Infantil, em Curso Normal, Educação Superior, Professora de Metodologia da Educação Infantil, Literatura Infantil, Didática Geral, Psicologia da Criança, Psicologia da Educação, Legislação e História da Educação; Supervisora em Educação Infantil em Escolas e na SME de Cachoeira do Sul, RS; Vice-Diretora.

 

 

Michelle Apellanis Borges

Fonoaudióloga; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista no Transtorno do Espectro Autista pelo IPPEO. Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Básico; Formação no PediaSuit Protocol, LAMP, Project Core, Master Pal e PECS; Formação introdutória sobre análise aplicada do comportamento (ABA) e transtorno do desenvolvimento; Formação básica no PODD - Pragmatic Organization DynamicDisplay; Formações em Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) com Amy Starble; Formação no Modelo Centrado na Família (Portugal, 2020). Atualmente é fonoaudióloga na Assistiva Tecnologia e Educação e membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da diretoria executiva da ISAAC-Brasil; Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5607373380258524

 

 

 

Renata Costa de Sá Bonotto

Linguista; Licenciada em Letras/UFRGS; Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília/UCB, Mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada/UFRGS; Doutora em Informática na Educação/UFRGS com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no autismo; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Assessora, consultora e formadora em Autismo, Inclusão e Comunicação Aumentativa e Alternativa. http://lattes.cnpq.br/6392582502713218

Clique aqui para retornar ao topo da página.

© 2023 ASSISTIVA • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO