Conteúdo de autoria de Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch ©2024. O conteúdo deste site pode ser livremente reproduzido, no todo ou em parte, desde que citada esta fonte.
APRESENTAÇÃO TECNOLOGIA ASSISTIVA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESENHO UNIVERSAL LEGISLAÇÃO CURSOS EVENTOS REALIZADOS CONTATO
CURSOS PRESENCIAIS EM PORTO ALEGRE • 1º SEMESTRE DE 2024
Confira abaixo a relação de cursos promovidos pela ASSISTIVA TECNOLOGIA e EDUCAÇÃO em parceria com ALTERNATIVA INCLUSIVA e CAAPACITAR
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA PRÁTICA:
OFICINA DE MODELAGEM
Data e horário
Sábado 09/MARÇO/24, das 8h30 às 13h.
Clique aqui para fazer sua inscrição.Objetivo
Aplicar a teoria de implementação na comunicação alternativa em um curso 100% prático. Aprender estratégias para o sucesso na CAAMetodologia
Oficina realizada de forma presencial em 1 encontro com duração de 4 horas e meia.Conteúdo
Modelagem em CAA
Práticas orientadas para implementação da CAA com usuário e parceiros
Público alvo
• Profissionais da saúde e educação;
• Familiares de pessoas com necessidades de comunicação (NCC);
• Estudantes;
• Profissionais com interesse no tema.Pré requisitos para participar da oficina
Ter conhecimento básico ou já estar utilizando a comunicação alternativaCarga horária total de certificação:
4 horas e meia.Investimento
R$ 290,00 (duzentos e noventa reais).Formadora
Michelle Apellanis Borges
Fonoaudióloga; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista no Transtorno do Espectro Autista pelo IPPEO. Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Básico; Formação no PediaSuit Protocol, LAMP, Project Core, Master Pal e PECS; Formação introdutória sobre análise aplicada do comportamento (ABA) e transtorno do desenvolvimento; Formação básica no PODD - Pragmatic Organization DynamicDisplay; Formações em Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) com Amy Starble; Formação no Modelo Centrado na Família (Portugal, 2020). Atualmente é fonoaudióloga na Assistiva Tecnologia e Educação e membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da diretoria executiva da ISAAC-Brasil; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5607373380258524Local do curso
Assistiva Tecnologia e Educação
Rua General Couto de Magalhães, 1192 - Porto Alegre - RS (ver mapa)
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA ESCOLA:
FOCO EM APRENDIZAGEM E LETRAMENTO
Data e horário
Sexta-feira 15/MARÇO/2024, das 18 às 21h e
Sábado 16/MARÇO/2024, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.
Clique aqui para fazer sua inscrição.Objetivos
1. Promover a compreensão e a importância da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no contexto educacional.
2. Capacitar os participantes a integrar estratégias de CAA no ambiente escolar para otimizar a aprendizagem e o letramento.
Metodologia:
Apresentação para contextualizar a CAA e suas implicações na educação; oficinas para praticar o uso de recursos de CAA na escola e na aprendizagem; e, atividades de aplicação da CAA em rotinas de letramento emergente.
Conteúdo:
1. Aprendizagem e desenvolvimento mediados por Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
2. Recursos: comunicação visual, sistemas de símbolos, recursos tecnológicos (Tecnologia Educacional x Tecnologia Assistiva), entre outros.
3. Estratégias de implementação da CAA na escola e na sala de aula.
4. Rotinas de letramento emergente.
5. Integração da CAA com o letramento: práticas e atividades.
6. Desenvolvimento de materiais e recursos personalizados para suporte à CAA.Público Alvo
Professores da Educação Básica, profissionais da área de Educação Inclusiva e Educação Especial, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, gestores escolares, pais e familiares de alunos que utilizam CAA.
Carga horária total
12 horasInvestimento
R$ 740,00 (setecentos e quarenta reais)Formadora
Renata Costa de Sá Bonotto
Linguista; Licenciada em Letras/UFRGS; Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília/UCB, Mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada/UFRGS; Doutora em Informática na Educação/UFRGS com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no autismo; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Assessora, consultora e formadora em Autismo, Inclusão e Comunicação Aumentativa e Alternativa. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6392582502713218Local do curso
Assistiva Tecnologia e Educação
Rua General Couto de Magalhães, 1192 - Porto Alegre - RS (ver mapa)
TECNOLOGIA ASSISTIVA: RECURSOS E TÉCNICAS DE ACESSO
Data e horário
Sexta-feira 03/MAIO/2024, das 18 às 22h e
Sábado 04/MAIO/2024, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Clique aqui para fazer sua inscrição.Objetivos
Compreender, saber avaliar, planejar e experimentar técnicas e recursos de tecnologia assistiva que promovem acesso ao computador, dispositivos móveis e outros recursos de comunicação aumentativa e alternativa.
O que são recursos e técnicas de acesso?
acesso é o ponto de contato entre o sujeito e seu computador ou seu sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa-CAA. A escolha de símbolos, mensagens, palavras e letras pode acontecer de forma direta ou indireta, por meio de alternativas variadas de mouses, teclados, acionadores, ativação de varredura digital ou auxiliada por parceiros. A avaliação das habilidades e necessidades do usuário, pareada com o conhecimento de alternativas em TA serão a base para construção de soluções para acesso ao computador, dispositivos móveis, produção de escrita e comunicação.Conteúdo
Acesso à CAA em baixa e alta tecnologia;
Processos de avaliação para considerações em técnicas e estratégias de acesso;
Posicionamento do usuário e montagem de dispositivos;
Configurações de acesso no dispositivo e aplicativos de CAA;
Considerações em recursos de acesso: Tela de toque, alternativas em mouse, teclados, acionadores e rastreador ocular;
Jogos e aplicativos para práticas de acesso;
CAA e acesso para controle de ambiente.
Público Alvo
Profissionais da saúde e educação;
Estudantes dos últimos semestre destas mesmas áreas;
Familiares e pessoas com necessidades de comunicação (NCC);
Outros profissionais com interesse no tema.
Carga horária de certificação
8 horasInvestimento
R$ 490,00 (quatrocentos e noventa reais).Formadora
Daianne Martins
Terapeuta Ocupacional; Especialista em Educação Inclusiva/PUCRS; Mestre em Design e Tecnologia/UFRGS; Doutoranda em Design/UFRGS com pesquisas na área da Tecnologia Assistiva; Certificação Internacional em Integração Sensorial/USC Chan em andamento; Filiada à ABRATO - Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais) e ACTORGS - Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul; Integrante do coletivo COM Acesso/UFRGS; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Professora e colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3041425022637351
Local do curso
Assistiva Tecnologia e Educação
Rua General Couto de Magalhães, 1192 - Porto Alegre - RS (ver mapa)
APRENDA A USAR A MATRIZ DE COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA
Data e horário
Sábado 18/MAIO/24, das 8 às 12h e das 13 às 17 horas.
Clique aqui para fazer sua inscrição.Objetivo
Compreender, avaliar e planejar o desenvolvimento da comunicação e da linguagem para pessoas com necessidades complexas de comunicação nos estágios iniciais da comunicação não verbal e verbal.
O que é a Matriz de Comunicação?
É uma ferramenta para a avaliação que se baseia em um modelo de compreensão do processo de desenvolvimento da linguagem e auxilia no planejamento da intervenção voltada à comunicação de pessoas com necessidades complexas de comunicação (cf. Rowland, 2006) e disponível em http://www.communicationmatrix.orgMetodologia
Curso teórico e prático com apresentação e aplicação do instrumento Matriz de ComunicaçãoConteúdo
1. Introdução à Matriz de Comunicação
Pesquisa que deu origem ao instrumento
Público-alvo e aplicações possíveis
Estrutura de compreensão do processo de desenvolvimento da linguagem: 4 razões para se comunicar, 7 níveis de comunicação e 9 tipos de comportamentos comunicativo
2. A Matriz de Comunicação
Instrumento em português: Matriz de Comunicação para Pais e Profissionais
Aplicação em papel e online
Uso da ferramenta online
Opções de visualização, impressão e acompanhamento na ferramenta online
3. Prática com a Matriz
Estrutura para coleta de informações
Formas de coleta: observação e condução da entrevista e registro de informações
Dúvidas comuns e aspectos a atentar
Como fazer o perfil em um template editável no Word
4. Interpretação dos resultados, Relatório e Planejamento da Intervenção
Delineando o perfil de comunicação do sujeito
Racional para a definição de objetivos de trabalho e intervenção
Considerações para a intervenção considerando o perfil atual (Deficiência, Tecnologia Assistiva, Comunicação Aumentativa e Alternativa)
Estrutura e modelo para escrita de relatório
Modelo para Plano de Intervenção
Material
Matriz de Comunicação versão em Português
Perfil da Matriz de Comunicação para preenchimento manual
Slides de apoio
Modelo de relatório
Modelo de plano de intervenção
Público alvo
• Profissionais da saúde e educação;
• Estudantes dos últimos semestre destas mesmas áreas;
• Familiares de pessoas com necessidades de comunicação (NCC);
• Outros profissionais com interesse no tema.
Carga horária de certificação
8 horasInvestimento
R$ 490,00 (quatrocentos e noventa reais).Formadora
Renata Costa de Sá Bonotto
Linguista; Licenciada em Letras/UFRGS; Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília/UCB, Mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada/UFRGS; Doutora em Informática na Educação/UFRGS com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no autismo; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Assessora, consultora e formadora em Autismo, Inclusão e Comunicação Aumentativa e Alternativa. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6392582502713218Utiliza a Matriz de Comunicação desde 2011. Traduziu para o Português a versão para profissionais da Matriz de Comunicação. Ao longo do tempo, vem reunindo uma grande bagagem de conhecimento e expertise sobre essa ferramenta e outras que podem colaborar nos processos de avaliação da comunicação e linguagem de modo amplo bem como da Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Local do curso
Assistiva Tecnologia e Educação
Rua General Couto de Magalhães, 1192 - Porto Alegre - RS (ver mapa)
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA:
O QUE É? POR ONDE COMEÇAR? COMO APRENDER E COMO ENSINAR?
Data e horário
Sexta-feira 21/JUNHO/2024, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.
Sábado 22/JUNHO/2024, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.
Clique aqui para fazer sua inscrição.Objetivo
Conhecer fundamentos, saber avaliar, projetar e usar recursos e estratégias de CA.Metodologia
Curso teórico prático desenvolvido a partir da apresentação de fundamentos, de estudos de casos, acesso e experimentação de recursos de CAA.Conteúdo
Tecnologia Assistiva e Comunicação Aumentativa e Alternativa: Conceito, fundamentos e diretrizes;
Mitos e Verdades;
Ferramentas de avaliação da comunicação;
Processo de avaliação para a implementação de Comunicação Aumentativa e Alternativa;
Apresentação e experimentação de recursos de CAA;
Estratégias para a intervenção na CAA, a partir de casos reais;
Instrumentalização e formação dos parceiros de comunicação: um trabalho em equipe.
Público alvo
Profissionais de diferentes áreas que desejam conhecer os fundamentos e a prática da Tecnologia Assistiva / Comunicação Alternativa. Pessoas com necessidades complexas de comunicação e seus familiares que desejam aprender sobre o tema para colocá-lo me prática em seu dia a dia.
Carga horária total de certificação
16 horas.Investimento
R$ 990,00 (novecentos e noventa reais)Formadoras
Daianne Martins
Terapeuta Ocupacional; Especialista em Educação Inclusiva/PUCRS; Mestre em Design e Tecnologia/UFRGS; Doutoranda em Design/UFRGS com pesquisas na área da Tecnologia Assistiva; Certificação Internacional em Integração Sensorial/USC Chan em andamento; Filiada à ABRATO - Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais) e ACTORGS - Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul; Integrante do coletivo COM Acesso/UFRGS; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Professora e colaboradora na Assistiva Tecnologia e Educação. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3041425022637351Michelle Apellanis Borges
Fonoaudióloga; Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia; Especialista no Transtorno do Espectro Autista pelo IPPEO. Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Básico; Formação no PediaSuit Protocol, LAMP, Project Core, Master Pal e PECS; Formação introdutória sobre análise aplicada do comportamento (ABA) e transtorno do desenvolvimento; Formação básica no PODD - Pragmatic Organization DynamicDisplay; Formações em Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) com Amy Starble; Formação no Modelo Centrado na Família (Portugal, 2020). Atualmente é fonoaudióloga na Assistiva Tecnologia e Educação e membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da diretoria executiva da ISAAC-Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5607373380258524Renata Costa de Sá Bonotto
Linguista; Licenciada em Letras/UFRGS; Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília/UCB, Mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada/UFRGS; Doutora em Informática na Educação/UFRGS com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no autismo; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e da ISAAC-Brasil; Assessora, consultora e formadora em Autismo, Inclusão e Comunicação Aumentativa e Alternativa. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6392582502713218Rita Bersch
Fisioterapeuta; Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em Design/UFRGS, com pesquisa na área da Tecnologia Assistiva; Formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP - Programa de Certificação Aplicada em Tecnologia Assistiva, ministrado pela CSUN - Universidade Estadual da Califórnia em Northridge, EUA; Formação na Fundação Don Carlo Gnocchi, Milão, Itália; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e presidente da ISAAC-Brasil (gestão 2020-2021); Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos sobre o tema da Tecnologia Assistiva no contexto educacional inclusivo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0339134545436600Local do curso
Assistiva Tecnologia e Educação
Rua General Couto de Magalhães, 1192 - Porto Alegre - RS (ver mapa)
© 2024 ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO