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APRESENTAÇÃO TECNOLOGIA ASSISTIVA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA
E ALTERNATIVA
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESENHO UNIVERSAL LEGISLAÇÃO CURSOS EVENTOS REALIZADOS CONTATO

 

O que é a
Comunicação Aumentativa e Alternativa?
  O que é um
sistema de símbolos gráficos?
  Ferramentas para
construção de materiais de CAA
  Vocalizadores e Acionadores

 

O que é a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)?

A área da Tecnologia Assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). A Comunicação Aumentativa e Alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.

A CAA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.

O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication - AAC. Além do termo resumido "Comunicação Alternativa", no Brasil também encontramos as terminologias "Comunicação Ampliada e Alternativa - CAA" e "Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA".

Cartões de comunicação   Descrição de imagem:

A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais, (visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelo são os sujeitos, (visualiza-se o símbolo "mãe"); verde são os verbos (visualiza-se o símbolo "desenhar"); laranja são os substantivos (visualiza-se o símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo "gostoso") e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo "fora").


Prancha de
comunicação
com símbolos, fotos ou figuras
  Descrição de imagem:

Uma pasta do tipo arquivo, contendo várias páginas de sacos plásticos transparentes está sobre o colo de um usuário de CAA. Cada página representa uma prancha de comunicação temática e na imagem visualiza-se a prancha com o tema "animais".


Prancha de
comunicação alfabética
  Descrição de imagem:

Sobre uma mesa está uma pasta de comunicação e nela, há uma prancha que contém as letras do alfabeto e os números. O usuário está apontando o dedo indicador na letra "X".

 

O que é um sistema de símbolos gráficos?

Na confecção de recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa como cartões de comunicação, pranchas ou interfaces de comunicação são necessários sistemas de imagens para representações verbais ou visuais de conceitos e ideias. Para isso utilizam-se os símbolos gráficos, que são coleções de imagens de diferentes complexidades. Podem variar de figuras ou imagens em preto e branco de alto contraste até imagens pictográficas mais detalhadas até o nível fotográfico. São criados para responder a diferentes exigências ou necessidades de comunicação de seus usuários suprindo suporte de expressão durante todas as fases do dia-a-dia. Estes conjuntos de imagens são também conhecidos como Sistemas ou Bibliotecas de Símbolos que têm entre si uma identificação própria que permite ser categorizados e/ou agrupados por diversos aspectos como o nome, o que representam, classificação gramatical, etc.

No Brasil os sistemas simbólicos difundidos inicialmente foram o BLISS e o PCS. Posteriormente apareceram novas bibliotecas de símbolos, como ARASAAC, WIDGIT, SYMBOLSTIX, PICTO, REBUS, SCLERA e PICSYMS. Todos eles apresentam desenhos simples e claros, de fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades educacionais.

Prancha de comunicação com símbolos   Descrição de imagem:

Visualiza-se aqui uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos estão organizados por cores nas categorias social (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).

Embasamento científico:
A
ISAAC - International Society for Augmentative and Alternative Communication, associação mundialmente conceituada e respeitada no campo da Comunicação Aumentativa e Alternativa publica há anos o AAC Journal que apresenta importantes pesquisas sobre o tema e muitas delas apresentam trabalhos sobre os sistemas simbólicos mais difundidos em todo o mundo. Da mesma forma, a ASHA - American Speech-Language-Hearing Association possui uma extensa relação de pesquisas envolvendo estes sistemas de símbolos.

Utilizados por terapeutas brasileiras também desde a década de 80, encontramos no Brasil uma grande produção científica de Comunicação Aumentativa e Alternativa em trabalhos universitários, em programas de especialização, mestrado, doutorado e outros apresentados em congressos, como aqueles organizados pela ISAAC Brasil, capítulo brasileiro da ISAAC Internacional.

 

Ferramentas para construção pranchas e outros recursos de CAA

Atualmente temos diversas opções de ferramentas, sendo algumas disponíveis no Brasil e projetadas para uso em diferentes sistemas operacionais para uso em computadores e tablets comuns ou dedicados. Algumas ferramentas são gratuitas, outras são pagas, com valores proporcionais às funcionalidades oferecidas.

Os recursos de comunicação são pessoais e devem ser confeccionados de forma personalizada. Desta forma, o programa utilizado de oferecer símbolos e imagens que fazem sentido para o usuário em sua comunicação durante as 24 horas do dia. São necessários símbolos para uso em casa, no trabalho e no ambiente escolar, estes devendo corresponder às atividades e conteúdos propostos no currículo e atividades educacionais. Também se faz necessário a facilidade de importação de imagens capturadas diretamente na internet, arquivos, fotografias digitais ou fotografias escaneadas de catálogos, livros de histórias ou didáticos.


• Ferramentas gratuitas

Uma excelente ferramenta disponibilizada gratuitamente é o Portal ARASAAC do Centro Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa, com biblioteca de símbolos e ferramentas online para confecção de pranchas e comunicação.
No link
Aula Abierta são disponibilizadas muitas ferramentas e dicas que ensinam como utilizar os recursos do portal.

No Brasil podemos contar também com uma ferramenta online gratuita para criação de pranchas de comunicação chamada Expressia, disponibilizada no site da TIX Tecnologia Assistiva. Clique aqui para conhecer o Expressia.

Temos ainda o Global Symbols, site de símbolos com a ferramenta Board Builder que permite a criação de pranchas de comunicação. Clique aqui para conhecer o Global Symbols e o Board Builder


• Ferramenta adquirida

No Brasil indicamos o novíssimo software Mind Express 5. Uma tradução livre de Mind Express significa "Expressar a Mente" e é um programa atual e poderoso com mais de 50.000 símbolos ARASAAC, SYMBOLSTIX, BLISS e PCS.
Além de criar facilmente as pranchas de comunicação para impressão, ele é fornecido com diversos conjuntos de pranchas prontas que permitem acessar todos os recursos do computador, como abrir programas, navegar na Internet, enviar e-mails, acessar as redes sociais etc.
Possui ainda interfaces dedicadas que permitem o usuário controlar a TV, aparelho de som além de permitir usar computador como telefone para fazer e receber chamadas. A acessibilidade à casa (domótica) também é oferecida no programa, como abrir e fechar portas, cortinas e janelas e outros aparelhos com as adaptações necessárias pré-instaladas no ambiente.
Oferece também diversos jogos prontos para uso em terapia ou lazer e permite criar outras brincadeiras e estratégias de comunicação e aprendizagem.
O programa oferece não só uma comunicação eficaz como também a construção de atividades escolares dentro do conceito de Desenho Universal na Aprendizagem com total acessibilidade para seus usuários.

O Mind Express possui um site de compartilhamentos, a Comunidade Mind Express onde você tem acesso à uma rede internacional de intercâmbio de atividades criadas com o programa e encontrará centenas de atividades prontas em vários idioma. Elas podem ser baixadas e editadas para se adequarem às necessidades de qualquer usuário. Você poderá também postar suas produções para ser compartilhadas por terapeutas, educadores, familiares e usuários do mundo todo.

 

 

O Mind Express é uma ferramenta de autoria?

É exatamente isso. O Mind Express é uma ferramenta que permite construir os recursos de comunicação e aprendizagem que seu aluno necessitará em cada fase de seu desenvolvimento educacional. E esta é uma das importantes característica deste programa. Os exemplos a seguir servem para mostrar aos professores o potencial de criação com o software.

Conhecendo os desafios educacionais, os objetivos e atividades propostos para a turma e conhecendo também as características do aluno com deficiência (suas dificuldades e acima de tudo suas habilidades) o professor especializado irá projetar, construir e disponibilizar os recursos pedagógicos que garantam a acessibilidade, comunicação e participação no contexto da escola comum.

Atualmente as pesquisas existentes a respeito do ensino e da aprendizagem nos permitem olhar para o que o aluno produz e identificar o que ele já sabe, as dificuldades que estão impedindo sua aprendizagem e determinar que ações serão necessárias para que o seu conhecimento avance.

Nas últimas décadas tem se consolidado a concepção que considera o processo de aprendizagem como resultado da ação do aprendiz. Por isso a função do professor é criar condições para que o aluno possa exercer sua função de aprender participando de situações que favoreçam isto. Neste sentido, com relação aos alunos com deficiência, torna-se indispensável a criação de condições de aprendizagem pelo professor, através da construção de recursos de acessibilidade.

O conhecimento não é gerado do nada, é uma constante transformação a partir do conhecimento que já existe. É o que cada aluno já conhece que explica as diferentes formas e tempos de aprendizagem, bem como as dificuldades e possibilidades que o aluno apresenta. Seja nas propostas de atividades, seja na forma como os professores encorajam e desafiam os alunos a se lançar com ousadia nas propostas de aprendizagem, os recursos (materiais educacionais) tem uma função decisiva nas possibilidades de aprendizagem dos alunos.

O Mind Express é uma ferramenta aberta e, portanto, servirá para confecção de recursos pedagógicos e de comunicação com acessibilidade que atendem diferentes concepções de ensino e aprendizagem. Por este motivo é importante considerarmos o modelo de escola, o que entendemos por aprendizagem e que postura nós pretendemos instigar no aluno, no sentido de ele ser ativo na construção do conhecimento. Se disponibilizarmos recursos ao nosso aluno permitindo e esperando apenas que ele responda o que consideramos correto, sem dar a ele oportunidades de questionar, propor alternativas, argumentar etc., possivelmente nós teremos um instrumento pobre de comunicação e também um instrumento pobre de educação.

Portanto a palavra de ordem é conhecer a realidade e os desafios enfrentados pelo aluno e ser criativo. Junto com ele, iremos construir e utilizar os recursos que permitirão sua expressão e participação ativa em desafios educacionais. O professor deve funcionar como um diretor de cena, cabendo a ele observar as condições e necessidades de seus alunos e montar o cenário, através da construção das estratégias de ensino e dos recursos de acessibilidade, para possibilitar a construção do conhecimento de seus alunos.

A beleza de um software de criação é que ele possibilita inovar, construir novas alternativas e materiais educacionais cada vez mais desafiantes e inéditos.

Clique aqui para maiores informações sobre o Mind Express.

Baixe e experimente-o gratuitamente por 60 dias.

 

 

Tipos de recursos de CAA

Conhecendo os desafios educacionais que os alunos enfrentam no cotidiano escolar e utilizando-se de muita criatividade, o professor especializado poderá criar os recursos de comunicação e acessibilidade necessários aos seus alunos por meio das várias ferramentas do software de CAA. Abaixo vamos descrever e ilustrar algumas ideias de aplicação deste programa.

Atividades educacionais acessíveis: Com o Mind Express você pode criar várias atividades educacionais para garantir acessibilidade e participação de alunos que utilizam a CAA em sala de aula. Lembre-se da importância da interlocução entre o professor do Atendimento Educacional Especializado, que construirá os recursos de acessibilidade, e o professor da sala de aula comum. Sem conhecer o plano de ensino do professor da sala comum, com seus objetivos e atividades previstas, será impossível propor, construir e disponibilizar os recursos de acessibilidade para o aluno.
O professor especializado deverá também ensinar as estratégias de utilização destes recursos para o aluno, seu professor, para os colegas, comunidade escolar e família. Desta forma ajudará a todos a entender e a utilizar estas ferramentas de acessibilidade.

Vejamos alguns exemplos de atividades personalizadas:

Atividades escolares:



  Descrição das imagens:

Três atividades foram construídas para que o usuário da CAA possa responder questões apontando os símbolos gráficos. A primeira pede para apontar os animais; a segunda para apontar os vegetais e a terceira para apontar os minerais.

Abaixo de cada questão visualiza-se uma série de símbolos gráficos com imagens representativas dos três reinos da natureza.


  Descrição de imagem:

Uma atividade de matemática com o tema sobre "igual" e "diferente."

Utilizando símbolos está a pergunta: Qual é o igual? Visualiza-se então o símbolo de uma boneca. Abaixo estão três opções de símbolos: "carro", "boneca" e "sorvete". O aluno deverá apontar a resposta correta.

Logo abaixo está a outra pergunta sobre "qual é o diferente?" e visualiza-se o símbolo da "borboleta". Abaixo duas opções de resposta: "vaca" e "borboleta".

 


Textos com símbolos:

Textos com símbolos são muito interessantes para favorecer e ampliar a aquisição de repertório de símbolos gráficos (usuários de CA), favorecer a relação símbolo e signos e auxiliar na alfabetização de alunos com deficiência intelectual, auxiliar no aprendizado do português escrito para alunos surdos.

  Descrição de imagem:

O primeiro verso da poesia "Leilão de Jardim", de Cecília Meireles. Desta forma, cada palavra aparece com a representação simbólica, acima do texto escrito.

O verso diz: Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de várias cores, lavadeiras e passarinhos, ovos verdes e azuis nos ninhos?

 


Atividades de culinária:

Fichas de receitas ou receitas completas podem ser descritas com a sequência de símbolos gráficos associados com a escrita.

  Descrição de imagem:

Ficha de culinária onde está descrita, com texto e símbolos, a receita de salsicha com molho.

 

  Descrição de imagem:

Em sete frases, escritas com texto e símbolos, está uma sequência de atividades que deverão ser feitas para a preparação de um sanduíche de geleia com queijo.

 


Livros com símbolos

  Descrição de imagem:

Visualiza-se a página de um livro. A frase impressa no livro "Bateu Portas e janelas com força" foi reforçada pela representação dos símbolos colados embaixo dela.

 

  Descrição de imagem:

Visualiza-se a página de um livro construído pelos alunos. Há a ilustração de um pato. Sobre a ilustração estão colados, em sequência, de cartões de Comunicação Aumentativa e Alternativa com símbolo e texto: "Lá vem o pato, pato aqui, pato acolá. Lá vem o pato para ver o que é que há"?

 


Livros de atividades

As atividades previstas no currículo escolar, ou que fazem parte do no livro didático impresso, podem ser personalizadas para usuários de CAA. Para disponibilizá-las em sala de aula o professor especializado deverá receber, do professor de sala comum, estas atividades, com a antecedência necessária para que ele possa construí-las com o programa.

  Descrição de imagem:

Um livro de atividades sobre animais domésticos, selvagens, aquáticos e em extinção. O Livro de Atividades possui uma prancha de símbolos móveis para que o aluno destaque o símbolo e cole, com Velcro, no campo de resposta correspondente.

 


 

Pranchas temáticas para interpretação de livros e conteúdos

Pranchas de comunicação temáticas poderão ser construídas para que o aluno usuário da CAA possa participar de atividades de interpretação de histórias ou também para que possa perguntar, responder e argumentar sobre os conteúdos estudados e atividades desenvolvidas em sala de aula.

  Descrição de imagem:

Um livro de história, que fala sobre temas de ecologia, está acompanhado de uma prancha temática, com a qual o usuário da CAA poderá apontar ações positivas e negativas relativa à preservação do meio ambiente.

 

  Descrição de imagem:

Uma lista de perguntas sobre fenômenos da natureza está relacionada. Para responder estas perguntas o usuário de CAA apontará para um dos símbolos gráficos dispostos em uma coluna lateral. Na parte inferior da prancha, há uma sequência horizontal de símbolos que possibilitarão ao aluno fazer perguntas "onde", "como", "por que", "quando" e afirmar "não entendo", "incrível", "mudei de ideia", "quero saber mais".

 


Calendários personalizados

Construa calendários e agendas para serem personalizados, aplicando os símbolos apropriados sobre a o dia em que o evento acontecerá.

  Descrição de imagem:

Uma folha de calendário do mês de Janeiro de 2022 foi personalizada com símbolos representativos dos eventos daquele mês.

Visualiza-se símbolos representando coisas do verão como "guarda-sol" e "sorvete"; símbolo da festa de "Ano Novo", "viagem", "praia", "chegada da vovó", "aniversário" e "voltar para casa". Os símbolos foram aplicados sobre as datas destes eventos.

 


Porta-pranchas

Pastas do tipo arquivo, folhas laminadas e encadernadas, porta-documentos, pastas do tipo cardápio (dupla ou trifolder) poderão ser utilizadas para proteger as pranchas de papel e torná-las fáceis no manuseio diário.

  Descrição de imagem:

Carteira do tipo porta documentos com páginas de sacos plásticos onde estão pranchas de comunicação com símbolos de alimentos.

Pasta com sacos plásticos, em tamanho ofício, encadernados em espiral, e cada página há uma prancha temática de símbolos gráficos.

 

  Descrição de imagem:

Pastas tipo cardápio, trifolder ou duplas, apresentam modelos de grades com diferentes tamanhos e quantidades de espaços para símbolos.

Visualiza-se também uma pasta dupla onde está uma prancha para escolhas de materiais de artes.

 


Pranchas para vocalizadores

Se você utiliza um vocalizador procure no Mind Express a grade correta com o nome da "marca/modelo" do equipamento. Esta grade foi projetada para servir exatamente no tamanho e distância das teclas de mensagens.

  Descrição de imagem:

Uma grade modelo do vocalizador GoTalk9+ foi personalizada com símbolos para comunicação em sala de aula. Depois de montar a prancha basta recortar a colocá-la no vocalizador.

Ao lado visualizamos o vocalizador GoTalk9+ com suas 12 teclas de mensagens aparentes.

 


Agendas personalizadas com símbolos

Crie agendas escolares, atividades da turma e também de ações pessoais da rotina. Para isso, você pode utilizar grades, das mais variadas formas personalizando e marcando os acontecimentos da rotina diária.

  Descrição de imagem:

Visualiza-se uma sequência de atividades individuais de um usuário da CAA que se chama Paulo. As atividades ilustradas em sequência de símbolos que representam sua rotina matinal desde o acordar, vestir-se, fazer a higiene pessoal, até tomar o café da manhã.

 

  Descrição de imagem:

Uma agenda em formato vertical mostra uma sequência de símbolos para a primeira hora da manhã.

Cinco atividades estão representadas em símbolos: tomar banho, comer, escovar os dentes, pegar a mochila, ir para escola de ônibus.

 

  Descrição de imagem:

Uma grade para criação de agenda que contemplam a sequência de atividades que serão desenvolvidas na escola.

O primeiro símbolo representa o grupo de alunos. Na sequência horizontal encontram-se espaços em brancos onde serão aplicados, com Velcro, os cartões de comunicação representativos das atividades escolhidas pelo grupo de colegas para serem realizadas naquele dia. No final há um espaço maior onde será colado um envelope. No término de cada tarefa, os cartões serão guardados neste envelope.

Na parte inferior da grade estão os símbolos de CAA para serem recortados, laminados e transformados em cartões de CAA.

 

  Descrição de imagem:

Numa parede de fundo preto foram fixados, com fita adesiva, os cartões de comunicação laminados. A composição da agenda descreve o mês, dia, dia da semana, sensação térmica (calor) e também todas as atividades escolares propostas para este dia.

Além de cartões de comunicação há número em EVA (representado o dia 7) e palavras em feltro, com texto pintado com cola colorida (mês de novembro e dia da semana terça feira).

 


Sinalizações em vários ambientes

Você pode criar sinalizações dos vários ambientes da escola. Da mesma forma poderão ser criados cartazes com informações ou indicação de regras e orientações.

  Descrição de imagem:

Cartaz com símbolos móveis para indicações de lugares e atividades realizadas pela turma.
Podemos ler a frase: "Nossa turma está:" ao lado desta frase há um espaço onde será fixado com Velcro o cartão de CAA correspondente ao lugar/atividade "no lanche". Na parte inferior do cartaz há outras opções de cartões de mensagens "na biblioteca", "no laboratório", "no parquinho".

 

  Descrição de imagem:

Um símbolo com a mensagem "Favor fechar a porta" foi confeccionado para colocar na parte interna da porta da sala de aula.

 

  Descrição de imagem:

Uma coleção de símbolos para sinalização da escola foram criados para serem fixados sobre a porta destes ambientes: "sala de aula", "banheiro", "biblioteca", "cozinha", "direção", "informática", "sala de química", "sala de artes", ginásio", "recreio".

 


Utilização de outras imagens digitais nas produções com o programa

Você poderá introduzir novas imagens ampliando sua biblioteca de símbolos. Essas imagens podem ser capturadas na Internet, diretamente dentro do programa, ou extraídas de banco de imagens, fotografadas com câmera digital ou também escaneadas de materiais impressos. Você poderá arquivar as imagens digitais na biblioteca do programa o que permitirá sua fácil localização para uso em produções futuras. Abaixo algumas fotos ilustram trabalhos feitos com imagens capturadas de diversas origens.

  Descrição de imagem:

Uma prancha de comunicação foi construída com fotografias e apresenta os símbolos "luva", "pantufa", "calça", "cão", "melão", "casaco", "telefone", e "rosa".

Descrição de imagem:

  Descrição de imagem:

Com fotografias escaneadas de um cardápio foi montada uma prancha de comunicação temática, para comprar o lanche.

Visualizamos as imagens dos sanduíches, copo de refrigerante, salada e embalagem do lanche. Estas mesmas imagens aparecem organizadas numa prancha de comunicação.

Descrição de imagem:

  Descrição de imagem:

Com fotografias feitas em passeios escolares no parque e no zoológico, foi elaborada uma prancha com o registro de uma visita ao parque. Aparecem as fotografias e a descrição, feita pelo aluno, do que foi realizado.

 

O que é um vocalizador?

É um recurso eletrônico de gravação/reprodução que ajuda a comunicação das pessoas em seu dia-a-dia. Através dele, seu usuário expressa pensamentos, sentimentos e desejos pressionando uma mensagem adequada que está pré-gravada no aparelho. As mensagens são acessadas por teclas sobre as quais são colocadas imagens (fotos, símbolos, figuras) ou palavras, que correspondem ao conteúdo sonoro gravado.

A maioria dos vocalizadores grava as mensagens digitalmente e a capacidade de gravação varia de um aparelho a outro. Encontra-se vocalizadores de apenas uma mensagem enquanto outros podem gravar centenas delas. Outra variável intrínseca a este equipamento é o tempo total de gravação normalmente distribuído entre as teclas de mensagem oferecidas no equipamento.

Em qualquer vocalizador o conteúdo gravado em cada célula é reconhecido através de figuras ou textos aplicados em pranchas de comunicação que ficam sobre as teclas. Quando a tecla de cada figura ou texto é pressionada, sua mensagem pré-gravada é imediatamente reproduzida e com volume ajustável.

Vocalizador Vocalizador GoTalk20+   Descrição de imagem:

Vocalizador retangular com vinte e cinco áreas de mensagens visíveis, onde estão símbolos gráficos. Cada área de mensagem ao ser pressionada emitirá uma mensagem de voz gravada anteriormente. Apresenta alça de transporte e botões de volume e troca de níveis.

 

O que são acionadores?

São recursos necessários para o uso com os software de CAA que oferecem o modo de acesso por varredura (escaneamento) como o MIND EXPRESS 5, que permitem ao usuário comandar suas interfaces de comunicação através de cliques externos. São também indicados para uso com crianças pequenas através de brinquedos adaptados no aprendizado e treinamento da percepção de causa e efeito.

São produtos que promovem acessibilidade tanto no uso do computador quanto em atividades lúdicas entre outras.
A função básica do acionador é gerar um impulso elétrico que o computador interpretará como um clique da tecla esquerda de um mouse comum. É a forma alternativa mais simples de se interagir com um computador, daí a sua importância como interface para a Comunicação Aumentativa e Alternativa.

Os acionadores possuem diversas formas, tamanhos e cores, com o design apropriado à necessidade de cada usuário, e devem ser posicionados no local onde este apresenta suficiente funcionalidade. Os mais comuns e utilizados são os acionadores de pressão ao toque, sendo que os acionadores de qualidade são fabricados em plástico ABS, resistente a quebras evitando ferimentos.

Existem os acionadores de tração, pois funcionam com o puxar de um cadarço para gerar o clique, acionadores por sopro/sucção, por proximidade (que não exigem toque nem força), e também por outros em forma de microfone que geram o clique som e acionadores de piscar de olhos.

Do ponto de vista elétrico, um acionador é uma chave de contato momentâneo normalmente aberto (NA), como um botão de campainha. Os acionadores tem seu plugue de conexão padronizado internacionalmente com o miniplugue tipo P2 mono.

Os acionadores apresentam diferentes características físicas (design) e elétricas e são classificados de acordo com algumas delas, como quanto ao:

Acionamento (geração do contato elétrico) que pode ser:

• Mecânico: pressão, tração, torção;
• Eletrônico: através de sensor de proximidade;
• Sonoro: emissão de ruído/som.

Tipo de conexão, se física ou sem fios:

• Cabo com miniplugue P2;
• Radio frequência (RF) / Wireless: Bluetooth, WiFi ou controle remoto.

Retorno (feedback) na experiência do usuário, de maneira única ou combinada:

• Auditivo: produzem um som característico audível, seja como um clique mecânico ou através de um bip eletrônico;
• Tátil: o clique é sentido no contato físico do usuário;
• Visual: luz produzida ao gerar o clique;
• Sem retorno (não fornece nenhum feedback).

Importante informar que os acionadores não se conectam diretamente ao computador, mas sim através de uma conexão específica. A mais utilizada é através do mouse adaptado tipo PlugMouse da Clik.

São utilizados em diversas aplicações:

• Ligado a um PlugMouse o acionador permite comandar programas de computador que possuam função de varredura.
• Se conectado a um brinquedo adaptado, o acionador proporcionará seu acionamento ou desligamento, produzindo excelente resposta de crianças pequenas às luzes, sons e movimentos, importantes na introdução de estratégias de percepção de causa/efeito.
• Se conectado a um
Cabo-moeda, o acionador proporcionará os mesmos benefícios acima, porém sem a necessidade de adaptar um brinquedos.

Modelos de Acionadores   Descrição de imagem:

Três modelos de acionadores, sendo os dois primeiros de pressão ao toque e o terceiro de tração.

 

 

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