Logotipo da ASSISTIVA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Conteúdo de autoria de Mara Sartoretto e Rita Bersch ©2017. O conteúdo deste site pode ser livremente reproduzido, no todo ou em parte, desde que citada a fonte.

APRESENTAÇÃO TECNOLOGIA ASSISTIVA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESENHO UNIVERSAL LEGISLAÇÃO CURSOS EVENTOS REALIZADOS CONTATO


Agenda de Cursos Promovidos pela Assistiva em 2017
Inscrições Abertas

CURSOS PRESENCIAIS
PORTO ALEGRE • RS
  CURSOS À DISTÂNCIA
(ON-LINE)

Faça aqui sua inscrição. Descontos especiais para grupos e ex-participantes de nossos cursos.


O CURSO 1 - AEE E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA - VERSÃO EAD É CERTIFICADO EM PARCERIA COM A ULBRA.
CERTIFICAÇÃO RECONHECIDA PELO MEC.

PARA ASSISTIR O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO CURSO ONLINE CLIQUE AQUI

AMIGOS DA ASSISTIVA NO FACEBOOK TERÃO DESCONTO DE R$ 200,00 NO CURSO 1 VERSÃO EAD.
BASTA CURTIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E COMPARTILHAR A POSTAGEM DE DIVULGAÇÃO.

SUA INSTITUIÇÃO OU SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PODERÁ SOLICITAR A FORMAÇÃO DE UMA TURMA ESPECIAL PARA CURSO ON-LINE, PRESENCIAL OU SEMI-PRESENCIAL.

INFORME-SE ENVIANDO E-MAIL PARA ASSISTIVA: secretaria@assistiva.com.br

 


CURSOS PRESENCIAIS EM PORTO ALEGRE • RS • 2017

Clique nos títulos para acessar o detalhamento dos cursos.

HORAS AULA DATA AGENDA DOS CURSOS PRESENCIAIS EM PORTO ALEGRE RS VAGAS VALOR
24 a definir CURSO 1: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA TECNOLOGIA ASSISTIVA

35

R$ 660,00

24 a definir CURSO 2: A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E A CRIAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS - CURSO TEÓRICO PRÁTICO

30

R$ 660,00

24 a definir CURSO 3: EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ENFOQUE NO DESENHO UNIVERSAL NA APRENDIZAGEM E NA TECNOLOGIA ASSISTIVA

35

R$ 660,00

8 a definir CURSO 4: OFICINA PARA CRIAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS: BRINQUEDOS, MATERIAIS ESCOLARES E PEDAGÓGICOS CONSTRUÍDOS ARTESANALMENTE E COM BAIXO CUSTO.

20

R$ 170,00

+ taxa de materiais

8 a definir CURSO 5: OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE ACIONADORES E ADAPTAÇÃO DE BRIQUEDOS: TECNOLOGIA ASSISTIVA DE BAIXO CUSTO.

20

R$ 170,00

+ taxa de materiais

8 a definir CURSO 6: CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: INTRODUÇÃO AO BRAILLE E RECURSOS QUE DISPONIBILIZAM A INFORMAÇÃO EM BRAILLE; RECURSOS EM ÁUDIO; RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DO WINDOWS, RECURSOS PARA BAIXA VISÃO.

20

R$ 170,00

8 a definir CURSO 7: CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: LEITORES DE TELA E DIFERENTES APLICAÇÕES DO DOSVOX

20

R$ 170,00

8 a definir CURSO 8: CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: MECDAISY

20

R$ 170,00

8 a definir CURSO 9: CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: BOARDMAKER SDP - CONSTRUÇÃO DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO INTERATIVAS E INTERLIGADAS

20

R$ 170,00

8 a definir CURSO 10: CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: BOARDMAKER SDP - CONSTRUÇÃO DE TECLADOS VIRTUAIS, TEXTOS COM SÍMBOLOS E ATIVIDADES DE ESCOLHA MÚLTIPLA.

20

R$ 170,00

8 a definir CURSO 11: CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: BOARDMAKER SDP - FUNÇÕES AVANÇADAS

20

R$ 170,00

8 a definir CURSO 12: CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: RECURSOS PARA O ACESSO AO COMPUTADOR UTILIZADOS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA - HARDWARE E SOFTWARE

20

R$ 170,00

8 a definir CURSO 13: CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: RECURSOS QUE AUXILIAM COMUNICAÇÃO E VIDA INDEPENDENTE DOS SURDOS

20

R$ 170,00

8 a definir CURSO 14: PRINCÍPIOS DA ACESSIBILIDADE E DO DESENHO UNIVERSAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Ministrado pelo Prof. Rubens Ferronatto.

35

R$

3

a definir

CURSO 15: COLÓQUIO SOBRE AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: ENCONTRO COM FAMILIARES

Ministrado por Dr. José Belizário e Drª. Rosane Lowental.

35

R$

4

a definir

CURSO 16: COLÓQUIO SOBRE AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: ENCONTRO COM TERAPEUTAS E EDUCADORES

Ministrado por Dr. José Belizário e Drª. Rosane Lowental.

35

R$

10

a definir

CURSO 17: CURSO DE ADEQUAÇÃO POSTURAL SENTADO FOCADO NA CRIANÇA E ADULTO COM PARALISIA CEREBRAL (SEATING): COMPARTILHAMENTO DE VIVÊNCIAS E PRÁTICAS

Ministrado por Gisleine Martin Philot.

35

R$

8

a definir

CURSO 18: ORTESES LEVES TUBULARES TUBOFORM

Ministrado por Gisleine Martin Philot.

35

R$

 

OBSERVAÇÃO:

Instituições ou profissionais que organizarem grupos de no mínimo 5 pessoas interessadas, poderão solicitar formação em data combinada entre a Assistiva e o responsável pelo grupo. Para isso encaminhe e-mail para secretaria@assistiva.com.br.

A definição de datas para os cursos de 4 a 18 acontecerá a partir da formação de grupos. Manifeste seu interesse por email secretaria@assistiva.com.br e retornaremos com a informação do período de realização do curso.

 

Ministrantes:

 

 

INVESTIMENTOS DOS CURSOS PRESENCIAIS

 

Valor dos CURSOS 1, 2 e 3 - com carga horária de 24 horas cada um: R$ 660,00.
Forma de Pagamento: O pagamento será realizado em duas parcelas, sendo R$ 330,00 no ato da inscrição e R$ 330,00 no início do curso.

Valor dos CURSOS 4 ao 13 - com carga horária de 8 horas cada um: R$ 170,00.
Forma de Pagamento: O pagamento será realizado em 2 parcelas, sendo R$ 85,00 no ato da inscrição e R$ 85,00 no início do curso.

Valor dos CURSOS 14 a 18 - a definir

Os cursos 4 e 5 possuem uma taxa adicional para compra de materiais que serão utilizados na confecção dos recursos de TA. Os recursos produzidos durante a formação serão de propriedade dos cursistas.

IMPORTANTE:

 

DESCONTOS

Desconto de 20% nos cursos presenciais:

 

 

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E PAGAMENTO DOS CURSOS PRESENCIAIS

 

Você receberá um e-mail confirmando a existência de vaga. Junto a este e-mail receberá um boleto bancário para o pagamento da primeira parcela. Este pagamento deverá acontecer em 7 dias úteis após o preenchimento do Formulário de Inscrição.

Identificado o depósito pela Assistiva você receberá novo e-mail confirmando o recebimento do pagamento e a efetivação de sua matrícula.

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NOS CURSOS

 


DETALHAMENTO DOS CURSOS PRESENCIAIS 2016

CURSO 1
CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA TECNOLOGIA ASSISTIVA

  • Público Alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • 35 vagas.

  • Carga horária total: 24 horas/aula .

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192- Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Mara Lúcia Sartoretto, Rita Bersch.

  • Objetivo geral:

  • Capacitar os participantes da formação sobre a construção de recursos pedagógicos acessíveis, enfatizando a utilização da Tecnologia Assistiva indicada a partir do conhecimento das necessidades e habilidades do estudante, do contexto e das tarefas escolares.

  • Conteúdos:

  • AEE: concepção, planejamento e avaliação;

  • Tecnologia Assistiva, recursos e organização de serviço;

  • Fundamentos da Comunicação Alternativa (CA) e sua aplicação no contexto educacional: planejamento, construção e avaliação dos resultados.

  • Software Boardmaker SDP: utilização, produção de pranchas de comunicação, atividades pedagógicas e exploração das opções de acessibilidade.

  • Recursos educacionais acessíveis: conhecimento, análise e criação;

  • Recursos de TA para acesso diferenciado ao computador: software, teclados especiais, mouse especiais, acionadores, etc.;

  • Recursos de TA que promovem acessibilidade ao aprendizado: material sensorial, mobiliário, material escolar, recursos pedagógicos construídos com baixa tecnologia, etc.;

  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis BoardmakerShare: conhecimento, exploração, inscrição e compartilhamento.

  • Metodologia:

  • Rodas de conversa; demonstração de recursos de TA; estudos de casos; trabalhos em grupo.

  • Oficina para aprendizagem de utilização/criação de recursos de tecnologia assistiva.

  • Avaliação: Os objetivos serão considerados alcançados se os cursistas obtiverem no mínimo 80% de frequência no curso. O nível de satisfação dos participantes será avaliado através de instrumento próprio.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.

  • Investimento: R$ 660,00.

  • Investimento com desconto: R$ 528,00.

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 2
A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E A CRIAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS - CURSO TEÓRICO PRÁTICO

  • Público Alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • Carga horária total: 24 horas presenciais.

  • 30 vagas.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Rita Bersch, Mara Sartoretto, Raquel Bersch e Daianne Martins.

  • Objetivo geral: Conhecer os fundamentos da comunicação alternativa e das atividades educacionais acessíveis para promoção da autonomia e inclusão das pessoas com deficiência.

  • Conteúdos:

  • Fundamentos da Comunicação Alternativa;

  • Avaliação, planejamento e confecção de recursos de comunicação alternativa com base nas características e necessidades do usuário;

  • O que, como e por que construir atividades educacionais acessíveis?;

  • Fundamentos que justificam a construção de atividades educacionais acessíveis;

  • Recursos de Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência física, visual, surdez, intelectual e de comunicação;

  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis BoardmakerShare: conhecimento, exploração, inscrição e compartilhamento.

  • Metodologia:

  • Oficinas a partir de estudos de casos;

  • Oficina de criação de pranchas e atividades educacionais com o software Boardmaker c/ SDP;

  • Laboratório e experimentação de vários recursos de Tecnologia Assistiva;

  • Apresentação e discussão sobre materiais produzidos.

  • Avaliação:

Os objetivos serão considerados alcançados se os cursistas obtiverem no mínimo 80% de frequência no curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.

  • Investimento: R$ 660,00.

  • Investimento com desconto: R$ 528,00.

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil com leitor de CD.

CURSO 3
EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ENFOQUE NO DESENHO UNIVERSAL NA APRENDIZAGEM E NA TECNOLOGIA ASSISTIVA

  • Público Alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde que trabalham com educação.

  • 35 vagas

  • Carga horária total: 24 horas/aula.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch.

  • Objetivo geral: Capacitar professores do ensino comum e da educação especial, sobre práticas pedagógicas que fundamentam a Educação Inclusiva, com enfoque no Desenho Universal e na Tecnologia Assistiva.

  • Justificativa: O termo educação inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.
    Isto pode ser conseguido por meio de um ambiente de aprendizagem escolar que tenha altas expectativas a respeito de seus alunos, que seja seguro e acolhedor e que entenda a diferença como um fator positivo.
    A educação inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla, como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas e nas práticas de ensino dos professores.
    Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste a escola.
    Atualmente os estudos sobre o Desenho Universal na Aprendizagem- DUA, tem trazido novos conhecimentos aos professores, possibilitando-os ensinar com qualidade todas as crianças, respeitando e, muitas vezes, tirando partido de suas diferenças.

  • Conteúdos:

  • Educação Inclusiva: aspectos legais, pedagógicos e administrativos;

  • Fundamentos do Desenho Universal para a Aprendizagem;

  • O Funcionamento cerebral e a aprendizagem;

  • A Tecnologia Assistiva na promoção do acesso, participação e aprendizado;

  • Atividades acessíveis que eliminem barreiras de aprendizagem: o que são e como construir;

  • Planejamento: Como formular objetivo, prever atividades de acordo com os objetivos, selecionar recursos necessários e estabelecer critérios para avaliar;

  • Checkpoints com base no Desenho Universal para acompanhar e avaliar o planejamento;

  • Metodologia: O curso terá caráter prático, através do estudo de casos reais e problemas vivenciados pelos professores em suas turmas.
    Os problemas apresentados serão analisados a partir dos conhecimentos do funcionamento do cérebro, e da concepção de Desenho Universal na Aprendizagem. Esta concepção se embasa na afirmação de que todos podem aprender que nenhum aluno aprende da mesma forma que seu colega e que as atividades devem ser acessíveis, procurando eliminar todas as formas de barreiras que o impedem de aprender e consequentemente incluir-se.

  • Avaliação: Os objetivos serão considerados alcançados se os cursistas obtiverem no mínimo 80% de frequência no curso. A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho, que serão aplicadas no decorrer e no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.

  • Investimento: R$ 660,00.

  • Investimento com desconto: R$ 528,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 4
OFICINA PARA CRIAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS: BRINQUEDOS, MATERIAIS ESCOLARES E PEDAGÓGICOS FEITO ARTESANALMENTE E COM BAIXO CUSTO
  • Público Alvo: Pessoas interessadas no tema.

  • 20 vagas.

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Daianne Serafim Martins, Rita Bersch e Mara Lúcia Sartoretto.

  • Objetivo geral: Desenvolver a habilidade de planejar e construir recursos pedagógicos acessíveis, brinquedos e materiais escolares com base em estudos de caso.

  • Conteúdos:

  • Estudo de caso para identificação das características do usuário, tarefa e ambiente.

  • Planejamento e construção do recurso;

  • Apresentação do recurso produzido e demonstração de sua utilidade na realização das tarefas escolares;

  • Metodologia:

  • Estudo de caso para elaboração de planejamento;

  • Oficina de criação de recursos pedagógicos e brinquedos;

  • Exposição e análise do material produzido.

  • Avaliação:

A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.

  • Investimento: R$ 170,00 + taxa de material (R$ 40,00).

  • Investimento com desconto: R$ 136,00 + taxa de material (R$ 40,00).

  • Observação: Os recursos produzidos na oficina serão de propriedade dos cursistas.

CURSO 5
OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE ACIONADORES E ADAPTAÇÃO DE BRIQUEDOS: TECNOLOGIA ASSISTIVA DE BAIXO CUSTO
  • Público Alvo: Pessoas interessadas no tema.

  • 20 vagas

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Daianne Serafim Martins, Rita Bersch e Mara Lúcia Sartoretto.

  • Objetivo geral: Construir recursos que proporcionam à criança com deficiência física o acesso ao computador e ao brinquedo por meio de acionador artesanal.

  • Conteúdos:

  • Construção do acionador artesanal.

  • Adaptação de um brinquedo a pilha;

  • Prática de utilização computador com o acionador em softwares (jogos e atividades escolares);

  • Práticas da utilização do acionador com brinquedos;

  • Metodologia:

  • Oficina de construção de recursos;

  • Prática e discussão sobre a utilização do recurso;

  • Avaliação:

A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.

  • Investimento: R$ 170,00 + taxa de materiais ( brinquedo a pilha, fios, plugues e solda) R$ 90,00.

  • Investimento com desconto: R$ 136,00 + taxa de materiais ( brinquedo a pilha, fios, plugues e solda) R$ 90,00.

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil. Os recursos produzidos na oficina serão de propriedade dos cursistas.

CURSO 6
CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: INTRODUÇÃO AO BRAILLE E RECURSOS QUE DISPONIBILIZAM A INFORMAÇÃO EM BRAILLE; RECURSOS EM ÁUDIO; RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DO WINDOWS E RECURSOS PARA BAIXA VISÃO
  • Público Alvo: Pessoas interessadas no tema.

  • 20 vagas.

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Horário: das 8h30 as 17h00.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Maristela Bartmann da Silva.

  • Objetivo geral: Conhecer os fundamentos do BRAILLE e recursos de tecnologia assistiva que possibilitam o acesso a informação às pessoas cegas ou com baixa visão.

  • Conteúdos:
  • Fundamentos do BRAILLE;
  • Exploração de recursos de TA: impressora Braille, régua Braille;
  • Exploração de recursos de TA: Scanner de voz, softwares OCR;
  • Exploração de recursos de TA: software de efeito lupa para baixa visão e lupa eletrônica;
  • Exploração de recursos de TA: lupas manuais, aplicativos em dispositivos móveis;
  • Metodologia:
  • Oficina para conhecimento e exploração de pequenos textos em BRAILLE
  • Oficina para conhecimento e exploração dos recursos de Tecnologia Assistiva
  • Avaliação:

A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.
  • Investimento: R$ 170,00.

  • Investimento com desconto: R$ 136,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 7
CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: LEITORES DE TELA E DIFERENTES APLICAÇÕES DO DOSVOX
  • Público Alvo: Pessoas interessadas no tema.

  • 20 vagas.

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Horário: das 8h30 as 17h00.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Maristela Bartmann da Silva.

  • Objetivo geral: Conhecer diferentes leitores de tela e entender sobre a utilização do Dosvox na introdução do estudante cego no uso do computador.

  • Conteúdos:
  • Leitores de tela e suas aplicações;
  • Dosvox e suas aplicações.
  • Metodologia:
  • Oficina com prática de utilização de software.
  • Avaliação:

A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.
  • Investimento: R$ 170,00.

  • Investimento com desconto: R$ 136,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 8
CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: MECDAISY
  • Público Alvo: Pessoas interessadas no tema.

  • 20 vagas.

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Horário: das 8h30 as 17h00.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Maristela Bartmann da Silva.

  • Objetivo geral: Conhecer e entender a aplicação do software MECDAISY na construção de acessibilidade educacional.

  • Conteúdos:
  • Software MECDAISY;
  • Metodologia:
  • Oficina para construção de acessibilidade com o software MECDAISY:
  • Avaliação:

A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.
  • Valor das inscrições: R$ 170,00.

  • Investimento com desconto: R$ 136,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 9
CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: BOARDMAKER SDP - CONSTRUÇÃO DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO INTERATIVAS E INTERLIGADAS
  • Público Alvo: Pessoas interessadas no tema.

  • 20 vagas

  • Carga horária total: 8 horas presenciais

  • Horário: das 8h30 as 17h00.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Daianne Serafim Martins, Rita Bersch ou Raquel Bersch.

  • Objetivo geral: Construir pranchas de comunicação interativas e interligadas com o software Boardmaker SDP.

  • Conteúdos:
  • Software Boardmaker SDP;
  • Manual do usuário;
  • Como criar uma prancha de comunicação com símbolos PCS?
  • Como importar símbolos para biblioteca de símbolos?
  • Como colocar voz na prancha?
  • Como interligar pranchas para ampliar vocabulário?
  • Como fazer uma prancha de contexto?
  • Como programar acesso por varredura e acionador?
  • Metodologia:
  • Oficina com o software BOARDMAKER SDP para criação de pranchas de comunicação alternativa.
  • Avaliação:

A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.
  • Investimento: R$ 170,00.

  • Investimento com desconto: R$ 136,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil com leitor de CD.

CURSO 10
CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: BOARDMAKER SDP - CONSTRUÇÃO DE TECLADOS VIRTUAIS, TEXTOS COM SÍMBOLOS E ATIVIDADES DE ESCOLHA MÚLTIPLA
  • Público Alvo: Pessoas interessadas no tema.

  • 20 vagas.

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Horário: das 8h30 as 17h00.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Daianne Serafim Martins, Rita Bersch ou Raquel Bersch.

  • Objetivo geral: Construir atividade educacionais acessíveis com o software Boardmaker SDP.

  • Conteúdos:
  • " Área de mensagem: Construção de teclados virtuais;
  • "Funções rápidas": Programação de atividades de múltipla escolha;
  • " Simbolar": Edição de texto com símbolos;
  • Programação do acesso por varredura e acionador;
  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis BoardmakerShare : conhecimento, exploração, inscrição e compartilhamento..
  • Metodologia:
  • Oficina de construção de recursos pedagógicos acessíveis com software BOARDMAKER SDP.
  • Avaliação:

A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.
  • Investimento: R$ 170,00.

  • Investimento com desconto: R$ 136,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil com leitor de CD.

CURSO 11
CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: BOARDMAKER SDP - FUNÇÕES AVANÇADAS
  • Público Alvo: Pessoas interessadas no tema.

  • 20 vagas.

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Horário: das 8h30 as 17h00.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Daianne Serafim Martins, Rita Bersch ou Raquel Bersch.

  • Objetivo geral: Utilizar ferramentas avançadas do software BOARDMAKER SDP para construção de recursos pedagógicos acessíveis, recursos de comunicação e entretenimento.

  • Conteúdos:
  • Utilização de "variáveis": programação da flexão da escrita e da fala a partir de variáveis como tempo verbal, pessoa, singular/plural etc.;

  • "Teclas móveis": Programação de atividades de pareamento e agrupamento;

  • Programação de alteração de texto e imagens de teclas selecionadas;

  • "Arquivos de sons": Criação de atividade de discriminação auditiva que relaciona imagem e som. Acesso aos arquivos de áudio do Boardmaker e outros;

  • "Função "aleatória": Atividades de sorteio aplicadas em jogos ou brincadeiras;

  • Tipos de varreduras; definição de ordem e agrupamento de teclas (linhas, blocos ou colunas): Ampliação da facilidade e velocidade de acesso às teclas, em todas as atividades e pranchas criadas com o software;

 

  • Metodologia:
  • Oficina de construção de recursos pedagógicos acessíveis com software BOARDMAKER SDP.
  • Avaliação:

A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.
  • Investimento: R$ 170,00.

  • Investimento com desconto: R$ 136,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil com leitor de CD.

CURSO 12
CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: RECURSOS PARA O ACESSO AO COMPUTADOR UTILIZADOS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA - HARDWARE E SOFTWARE
  • Público Alvo: Pessoas interessadas no tema.

  • 20 vagas.

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Horário: das 8h30 as 17h00.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Daianne Serafim Martins e Rita Bersch.

  • Objetivo geral: Conhecer e aplicar o uso de alternativas em acesso ao computador através da exploração de configurações do sistema Windows e de softwares gratuitos bem como da construção de mouse adaptado e acionadores.

  • Conteúdos:
  • Métodos de acesso ao computador;
  • Avaliação do usuário: habilidades e interesses do usuário X análise da tarefa pretendida X considerações do ambiente X possibilidades e limitações dos recursos de TA;
  • Acessibilidade no sistema Windows;
  • Alternativas em mouse (dispositivos apontadores) e teclado (hardware e software);
  • Acionadores para o acesso ao computador: conhecimento e utilização;
  • Recursos gratuitos disponíveis na internet.
  • Metodologia:
  • Oficina conhecimento dos recursos de TA para acesso ao computador.
  • Avaliação:

A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.
  • Investimento: R$ 170,00.

  • Investimento com desconto: R$ 136,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 13
CURSO PRÁTICO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: RECURSOS QUE AUXILIAM COMUNICAÇÃO E VIDA INDEPENDENTE DOS SURDOS
  • Público Alvo: Pessoas interessadas no tema.

  • 20 vagas.

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Horário: das 8h30 as 17h00.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação - Rua Couto de Magalhães, 1192 - Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrantes: Cleusa Haetinger.

  • Objetivo geral: Em construção.

  • Conteúdos:
  • Em construção
  • Metodologia:

Em construção

  • Avaliação:

A avaliação será realizada através de ficha de auto-avaliação e avaliação de desempenho no final do curso.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.
  • Investimento: R$ 170,00.

  • Investimento com desconto: R$ 136,00

  • Observação: O cursista deverá trazer seu computador portátil.

CURSO 14
PRINCÍPIOS DA ACESSIBILIDADE E DO DESENHO UNIVERSAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA
  • Público Alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos multifuncionais, profissionais de apoio, gestores e especialmente os professores de matemática. Demais pessoas interessadas com o tema da educação inclusiva e do ensino da matemática.

  • 35 vagas.

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Horário: das 8h30 as 17h00.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação: Rua Couto de Magalhães, 1192 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrante: Professor Rubens Ferronato.

  • Objetivo geral: Capacitar os participantes da formação sobre a promoção da acessibilidade no ensino da matemática e demostrar o recurso MULTIPLANO como uma ferramenta universal que permite a aprendizagem de estudantes cegos, com deficiência intelectual e outros, além de qualificar o aprendizado de todos os demais estudantes.

  • Conteúdos:

• Breve histórico do surgimento do MULTIPLANO como recurso para ensino de matemática de estudante cego;

• Desenho Universal na aprendizagem;

• Utilização do MULTIPLANO a partir de uma metodologia de ensino que valorize aprendizagens significativas e bem sucedidas;

• Utilização do multiplano no ensino matemática: Conteúdos variados do ensino fundamental ao ensino superior.

  • Metodologia:

Exposição e oficina para aprendizagem de utilização do recurso MULTIPLANO.

  • Avaliação:

Os objetivos serão considerados alcançados se os cursistas obtiverem no mínimo 80% de frequência no curso. O nível de satisfação dos participantes será avaliado através de instrumento próprio.

  • Datas: conforme cronograma geral de cursos.

 
CURSO 15
COLÓQUIO SOBRE AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: ENCONTRO COM FAMILIARES
  • Público Alvo: Familiares de pessoas com autismo.

  • 35 vagas.

  • Carga horária total: 3 horas presenciais.

  • Horário: das 19h00 as 22h00.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação: Rua Couto de Magalhães, 1192 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrante: Dr. José Belizário Filho e Drª. Rosane Lowenthal.

  • Objetivo geral: Discutir, a partir de relatos de experiências, questões que mais interferem na inclusão escolar de estudantes com espectro de autismo.

  • Conteúdos:

• Autismo e inclusão escolar

  • Metodologia:

Colóquio feito a partir de questões enviadas préviamente pelos participantes.

O colóquio será mediado por profissionais da saúde e educação privilegiando as questões apresentadas antecipadamente pelo grupo ou elaboradas durante o encontro.

Observação: As questões deverão ser encaminhadas até dia 09/10/15 por e-mail: secretaria@assistiva.com.br

  • Avaliação:

O nível de satisfação dos participantes será avaliado através de instrumento próprio.

  • Currículo Breve dos professores:

    Dr. José Belisário Filho: Psiquiatra infantil. Mestre pela UFMG. Doutor pela FIOCRUZ. Membro do Departamento de Pediatria do Comportamento e Desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria.

    Drª. Rosane Lowenthal: Mestre e doutora em distúrbios do desenvolvimento. Pós doutora pela UINFESP em psiquiatria da infancia. Coordenadora da Unidade de referencia em autismo da Santa Casa SP





 
CURSO 16
COLÓQUIO SOBRE AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR
  • Público Alvo: Educadores e demais profissionais interessados no tema da inclusão escolar de estudantes com espectro de autismo.

  • 35 vagas.

  • Carga horária total: 4 horas presenciais.

  • Horário: das 9h30 as 12h30.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação: Rua Couto de Magalhães, 1192 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrante: Dr. José Belizário Filho e Drª. Rosane Lowenthal.

  • Objetivo geral: Discutir, a partir de relatos de experiências, questões que mais interferem na inclusão escolar de estudantes com espectro de autismo.

  • Conteúdos:

• Autismo e inclusão escolar.

  • Metodologia:

Colóquio feito a partir de questões enviadas préviamente pelos participantes.

O colóquio será mediado por profissionais da saúde e educação privilegiando as questões apresentadas antecipadamente pelo grupo ou elaboradas durante o encontro.

Observação: As questões deverão ser encaminhadas até dia 09/10/15 por e-mail: secretaria@assistiva.com.br

  • Avaliação:

O nível de satisfação dos participantes será avaliado através de instrumento próprio.

  • Currículo Breve dos professores:

    Dr. José Belisário Filho: Psiquiatra infantil. Mestre pela UFMG. Doutor pela FIOCRUZ. Membro do Departamento de Pediatria do Comportamento e Desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria.

    Drª. Rosane Lowenthal: Mestre e doutora em distúrbios do desenvolvimento. Pós-doutora pela UNIFESP em psiquiatria da infância. Coordenadora da Unidade de Referência em Autismo da Santa Casa - SP.





 
CURSO 17
CURSO DE ADEQUAÇÃO POSTURAL SENTADO FOCADO NA CRIANÇA E ADULTO COM PARALISIA CEREBRAL (SEATING): COMPARTILHAMENTO DE VIVÊNCIAS E PRÁTICAS
  • Público Alvo: Terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores em geral.

  • 35 vagas.

  • Carga horária total: 10 horas presenciais.

  • Horário:
    Credenciamento as 8h00.
    Curso: 8h30 as 12h30 e das 13h30 as 19h30.

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação: Rua Couto de Magalhães, 1192 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrante: Gisleine Martin Philot.

  • Objetivo geral: Apresentar as mais recentes pesquisas em adequação postural para crianças com paralisia cerebral. Ensinar os alunos a medir o ângulo de Colb em escolioses. Refletir sobre os aspectos biomecânicos e suas implicações nos posturamentos terapêuticos. Vivenciar a adequação postural no seu corpo, em várias posições.

  • Justificativa: Em acompanhamento que estamos fazendo nos últimos 10 anos, às prescrições de adequação postural para crianças com paralisia cerebral, de centros de reabilitação, de consultórios particulares, de hospitais e órgãos públicos, etc., estamos observando um continuum de receituários básicos, independente do agravamento motor apresentado. Assim, a maioria dos profissionais segue um mesmo "modelo padronizado" como se o Seating fosse uma medicação genérica.
    Uma busca na base de dados de dissertações de mestrado e de teses de dourado no assunto apontam para a mesma discrepância: releva-se a necessidade da ergonomia, mas há um grande desconhecimento da importância da antropometria da criança, e esses estudos não destacam o Seating como provedor continuado de reabilitação, tendo em vista o desconhecimento do fator ajustabilidade terapêutica.
    Considerando que há diversos contextos que devem contemplar o Seating, e também que o sentar tanto da criança quanto do adulto, são dinâmicos, assim como o quadro neuromotor da criança/adulto com paralisia cerebral. Evidenciando que essa prática é terapêutica e, portanto, deve ser criteriosamente acompanhada por um extenso período. Pretendemos com este curso criar um conhecimento desse processo em curto, médio e longo prazo.

  • Conteúdos:

1. O que há além do Sentar?
2. Biomecânica do Sentar: a. centro de gravidade - b. transferência de peso - c. campo de alcance;
3. Correlações Ergonômicas e Antropométricas;
4. Recursos para a Medição Corporal;
5. Conceituação sobre Postura Dinâmica e Estática;
6. Posturas e comportamento motor da criança com Paralisia Cerebral;
a. vivências de posicionamentos;
7. Quais são as expectativas dos terapeutas para o Seating?
8. Campo visual, auditivo e perfis de dominâncias corporais;
9. Como facilitar atividades cognitivas sentadas?
10. Discussão e compartilhamento de informações e vivências em Seating;
11. Estudos sobre Escoliose;
12. Recursos Assistivos para Escoliose, Cifose e Lordose;
13. Denominação e Identificação dos Dispositivos Assistivos do Seating;
14. Diferenças entre projetos personalizados e projetos personalizáveis;
15. Demonstração de Kit de Avaliação de Seating;
16. Apresentação de casos via filmes e fotos;
17. Devolutiva/ expectativa.

  • Metodologia:
    O curso será 60% teórico e 40% prático, sendo que os alunos irão vivenciar em seus corpos posturas assimétricas e compreender como ajustar terapeuticamente padrões espásticos e hipotônicos.
  • Avaliação:
    O nível de satisfação dos participantes será avaliado através de instrumento próprio.
  • Currículo Breve da professora Gisleine Martin Philot:
    Terapeuta Ocupacional;
    Consultora Internacional em Tecnologia Assistiva;
    Especialista em Tratamento Neuroevolutivo Adulto e Bebês, Alfabetização Especial e Integração Sensorial;
    Prêmio XXI Concurso Nacional, Invento Brasileiro, SEDECTI, SP;
    Prêmio FINEP em Inovação em Tecnologia Assistiva 2012;
    Mestranda em Engenharia Mecânica – FEM - UNICAMP.

 
CURSO 18
ORTESES LEVES TUBULARES TUBOFORM, LEVITAR DE CABEÇA E BRAÇOS
  • Público Alvo: Terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores em geral.

  • 35 vagas.

  • Carga horária total: 8 horas presenciais.

  • Horário:
    Credenciamento: 8h30
    Curso: 9 as 12h e das 13 as 18h

  • Instituição Promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação: Rua Couto de Magalhães, 1192 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre - RS.

  • Ministrante: Gisleine Martin Philot.

  • Objetivo geral: Conhecer o uso e os atributos de órteses reguláveis de posicionamento e facilitadoras de função para membros superiores em pessoas com disfunção neuromotora.

  • Conteúdos:
    1. Conceituação biomecânica;
    2. Principais Usos e atributos;
    3. Indicações e iatrogenia;
    4. Função e posicionamento;
    5. Procedimentos de ajustabilidade;
    6. Experimentação Prática;
    5. Discussão de casos;
    6. Conclusões finais e recomendações.
  • Metodologia:
    O curso será 50% teórico e 50% prático, sendo que os alunos irão experimentar e ajustar os recursos assistivos em si e aplicar em um colega.
  • Avaliação:
    O nível de satisfação dos participantes será avaliado através de instrumento próprio.
  • Currículo Breve da professora Gisleine Martin Philot:
    Terapeuta Ocupacional;
    Consultora Internacional em Tecnologia Assistiva;
    Especialista em Tratamento Neuroevolutivo Adulto e Bebês, Alfabetização Especial e Integração Sensorial;
    Premio XXI Concurso Nacional, Invento Brasileiro, SEDECTI, SP;
    Premio FINEP em Inovação em Tecnologia Assistiva 2012;
    Mestranda em Engenharia Mecânica – FEM - UNICAMP.

 
   

 

 

CURSOS À DISTÂNCIA (EAD / ON-LINE)

 

 

Clique sobre o título para visualizar o detalhamento do curso.

DURAÇÃO AGENDA DOS CURSOS À DISTÂNCIA (ON-LINE) INSCRIÇÕES ABERTAS VALOR

12 SEMANAS

CURSO 1 - AEE E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA - VERSÃO EAD

INÍCIO IMEDIATO

R$ 660,00

desconto de R$ 200,00 para amigos da Assistiva no Facebook

6 SEMANAS CURSO 2 - BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS COM ACESSIBILIDADE - VERSÃO EAD

 INÍCIO IMEDIATO

R$ 330,00

desconto de R$ 100,00 para amigos da Assistiva no Facebook

6 SEMANAS

CURSO 3 - BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO - FUNÇÕES AVANÇADAS- VERSÃO EAD

  INÍCIO IMEDIATO

  R$ 330,00

desconto de R$ 100,00 para amigos da Assistiva no Facebook

CURSO 1: Este curso é certificado em parceria com a ULBRA. Certificação reconhecida pelo MEC.

Promoção para amigos da Assistiva no Facebook: Visite e curta a página da Assistiva no Facebook. Com este procedimento você terá R$ 200,00 de desconto no pagamento do Curso online 1 e R$ 100,00 de desconto no pagamento dos cursos online 2 e 3. Maiores informações encaminhe email para contato@assistiva.com.br.

Conheça nosso política de descontos para os cursos online lendo as orientação abaixo:

INVESTIMENTO PARA O CURSO EAD

Os cursos EAD terão valores diferenciados a depender do curso escolhido e modalidade de inscrição (individual ou de grupo).

 

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL DO CURSO 1 (12 SEMANAS):

Investimento individual: R$ 660,00.
Forma de Pagamento:
O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 330,00. Total R$ 660,00

Políticas de desconto para nossos cursos online:

Desconto de 20%: para inscrições individuais de alunos que já participaram de cursos presenciais ou EAD promovidos pela Assistiva. Neste caso o pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 264,00,00. Total R$ 528,00.

Desconto de 20% para professores e alunos da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil. Neste caso o pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 264,00,00. Total R$ 528,00.

Desconto de 50% para inscrições individuais de pessoas que indicaram outro cursista e este efetivou a sua inscrição. Neste caso o pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 165,00,00. Total R$ 330,00.

Desconto de R$ 200,00 para amigos da Assistiva no Facebook. Neste caso o pagamento será realizado em duas parcelas de em 2 parcelas de R$ 230,00. Total R$ 460,00.

 

INSCRIÇÃO DE GRUPO DO CURSO 1 (12 SEMANAS):

50% de desconto para grupo de 5 ou mais inscritos de uma mesma instituição: O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 165,00. Total R$ 330,00 por inscrito.

IMPORTANTE: Antes de preencher o formulário de inscrição o interessado em realizar a "inscrição de grupo" deverá encaminhar e-mail para secretaria@assistiva.com.br solicitando o "registro de inscrição de grupo" e encaminhando a "relação de nomes" das pessoas que serão inscritas. A Assistiva fará o registro solicitado e encaminhará para o e-mail do responsável, as informações adicionais para que as inscrições possam ser efetivadas no formulário do site.

 

INSCRIÇÃO INDIVIDUAL DOS CURSOS 2 e 3 (6 SEMANAS):

Valor individual: R$ 330,00.
Forma de Pagamento: O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 165,00. Total R$ 330,00

Desconto de 20%: para inscrições individuais de alunos que já participaram de cursos presenciais ou EAD promovidos pela Assistiva. Neste caso o pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 132,00. Total R$ 264,00.

Desconto de 20% para professores e alunos da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil. Neste caso o pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 132,00. Total R$ 264,00.

Desconto de 50% para inscrições individuais de pessoas que indicaram outro cursista e este efetivou a sua inscrição. Neste caso o pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 75,00,00. Total R$ 150,00.

INSCRIÇÃO DE GRUPO DO CURSO 2 e 3 (6 SEMANAS):

Desconto de 50% para grupo de 05 ou mais inscritos de uma mesma instituição: O pagamento será realizado em 2 parcelas de R$ 75,00. Total R$ 150,00 por inscrito.

IMPORTANTE: Antes de preencher o formulário de inscrição o interessado em realizar a "inscrição de grupo" deverá encaminhar e-mail para secretaria@assistiva.com.br solicitando o "registro de inscrição de grupo" e encaminhando a "relação de nomes" das pessoas que serão inscritas. A Assistiva fará o registro solicitado e encaminhará, para o e-mail do responsável, as informações adicionais para que as inscrições possam ser efetivadas no formulário do site.

 

COMO PROCEDER A INSCRIÇÃO NO CURSO EAD

Ao preencher a ficha de inscrição você deverá indicar o curso que deseja participar e receberá um retorno, por e-mail, com os seguintes documentos:


Somente o pagamento da primeira parcela (matrícula) garantirá a reserva de vaga e liberará o login e senha para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da Assistiva. Os dados para acesso ao curso serão encaminhados ao aluno, no e-mail indicado no formulário de inscrição. O encaminhamento dos dados de acesso e o início do curso se dará na primeira segunda feira após o pagamento da primeira parcela.

O recebimento de login e senha dos cursistas acontecerá num prazo máximo de 15 dias após o pagamento da primeira parcela. Todos serão orientados com relação a data de início do curso e deverão se organizar para o acesso aos conteúdos e o desenvolvimento das tarefas, dentro do prazo estipulado (6 ou 12 semanas). O ambiente virtual ficará aberto duas semanas adicionais para finalização e aprofundamentos que forem necessários.

Caso o depósito relativo à matrícula não acontecer na data estipulada (até 7 dias úteis do encaminhamento do boleto bancário) a reserva de vaga ficará cancelada. Para reativar a reserva o(s) interessado(s) deverá(ão) enviar e-mail para a Secretaria do curso (secretaria@assistiva.com.br) solicitando a sua manutenção.

O "Contrato de Prestação de Serviços de Ensino à Distância" deverá ser assinado pelo responsável da(s) inscrição(ões) e uma via original, assinada pelo CONTRATANTE, deverá ser devolvida por correio à Assistiva Tecnologia e Educação, sendo esta uma condição para manutenção da senha de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e para a emissão do certificado de conclusão do curso.

Concluído este processo o aluno entrará no Ambiente Virtual de Aprendizagem e deverá fazer o preenchimento de seu perfil. Na data prevista para o início do curso ele terá acesso aos conteúdos e atividades previstas para cada semana. A cada mês teremos duas datas de início do curso.


Importante:

 

 

 

 

DETALHAMENTO DOS CURSOS EAD PARA 2014

CURSO 1
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.

Este curso é certificado em parceria com a ULBRA. Certificação reconhecida pelo MEC.

  • Público alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • Carga horária total: 120 horas.

  • Duração do curso: 12 semanas, a partir da data de início do curso, mais 2 semanas adicionais para aprofundamento e conclusão de tarefas.

  • Horário: A critério do cursista.

  • Instituição promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação.

  • Coordenação: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch.

  • Professores: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch.

  • Objetivo geral:

  • Aprofundar conhecimentos sobre as concepções da Educação Inclusiva, do Atendimento Educacional e Especializado (AEE) e conhecer a teoria e a prática da Tecnologia Assistiva na construção de recursos pedagógicos acessíveis e comunicação alternativa.

  • Conteúdos:

  • Orientações gerais de EAD e utilização da plataforma;

  • Escola Inclusiva: Concepção, princípios e diretrizes;

  • AEE/SRM: concepção, planejamento e avaliação;

  • Tecnologia Assistiva, recursos e organização de serviço;

  • Estudo de caso;

  • Plano de aula e plano de AEE - A acessibilidade no contexto educacional inclusivo;

  • Comunicação Alternativa e sua aplicação no contexto educacional;

  • Planejamento e construção de atividades utilizando a comunicação alternativa;

  • Pranchas de comunicação interativas e interligadas - software Boardmaker SDP;

  • Recursos educacionais acessíveis - software Boardmaker SDP;

  • Opções de acessibilidade do software Boardmaker SDP;

  • Recursos para acesso ao computador: software, teclados, mouse, acionadores etc.;

  • Recursos de TA que promovem acessibilidade ao aprendizado;

  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis.

  • Metodologia:

  • Embora o curso se caracterize por utilizar a metodologia do ensino à distância, as atividades propostas tem um caráter eminentemente prático, extraídas de situações reais vividas pelo professor de AEE nas quais se faça necessário a utilização de recursos de TA. Serão utilizados tutoriais e vídeos com descrição passo a passo de todas as tarefas e atividades propostas; isso permitirá que o cursista realize as etapas, associando teoria e prática no seu local de trabalho.
  • Avaliação: O cursista será considerado aprovado se realizar corretamente no mínimo 70% do total das atividades propostas durante o curso.

  • Pré-requisitos para participação no curso: Ter conhecimentos de informática básicos que possibilitem utilizar com autonomia as ferramentas do curso. Ter acesso à Internet, preferencialmente em banda larga. Ter acesso à utilização do software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro a partir da 6ª semana de curso.

  • Observação: O Software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro será utilizado em atividades práticas e está disponível em grande parte das Salas de Recursos Multifuncionais das escolas públicas ou pode ser adquirido em www.clik.com.br . Uma versão DEMO poderá ser solicitada no e-mail (secretaria@assistiva.com.br) Esta versão é gratuita e válida por 30 dias.

CURSO 2
BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS COM ACESSIBILIDADE - VERSÃO EAD

  • Público alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • Carga horária total: 60 horas.

  • Duração do curso: 6 semanas, a partir da data de início do curso, com 2 semanas adicionais para aprofundamento e conclusão de tarefas. O curso poderá ser concluído antecipadamente, a depender da organização e disponibilidade de tempo do cursista.

  • Horário: A critério do cursista.

  • Instituição promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação.

  • Coordenação: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch.

  • Professores: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch, Daianne Martins e Raquel Bersch

  • Objetivo geral:

  • Conhecer o software Boardmaker - SDP e saber utilizar suas ferramentas para criar pranchas de comunicação alternativa e atividades pedagógicas acessíveis.

  • Conteúdos:

  • Fundamentos da Comunicação Alternativa e Atividades Pedagógicas Acessíveis;

  • Software Boardmaker c/ SDP: instalação, localização do manual do usuário e exploração das pranchas modelo;

  • Software Boardmaker c/ SDP: criação de pranchas, cartões e atividades variadas para impressão;

  • Símbolos PCS: localização dos mesmos na biblioteca de imagem do software. Ampliação da biblioteca de imagens, por meio da importação de fotos e figuras;

  • Personalização e utilização de cores em símbolos, texto e moldura;

  • Construção de pranchas de comunicação interativas e interligadas, com voz sintetizada ou gravada;

  • "Área de mensagem": conhecimento exploração e criação de teclas de letras ou símbolos programadas para "escrever mensagem".

  • "Ferramenta Simbolar": utilização para criação de textos ilustrados com símbolos.

  • Formas de acesso comumente utilizadas por usuários do software: acesso direto (mouse, tela de toque, dispositivos apontadores) varredura automática e programação de destaque das teclas.

  • "Pranchas Modelo": Criação de atividades pedagógicas a partir da alteração de conteúdos das pranchas modelo.

  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis BoardmakerShare: conhecimento, exploração, inscrição e compartilhamento.

 

  • Metodologia:

  • Serão utilizados vídeos e tutoriais com descrição passo a passo da construção de pranchas e atividades pedagógicas. O cursista acompanhará as etapas demonstradas utilizando o software Boardmaker c/ SDP. Ao final de cada tópico preencherá um questionário de avaliação do conteúdo e auto-avaliação de desempenho. Finalizará o curso com a construção de uma prancha de comunicação ou de uma atividade pedagógica acessível.
  • Avaliação: O cursista receberá a certificação de conclusão do curso se:

  • Acessar no mínimo 70% dos conteúdos de instrução (vídeos e textos);

  • Realizar as tarefa propostas em cada tópico e preencher no mínimo 70% dos questionários de avaliação.

  • Postar uma atividade de sua autoria, feita com o software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro, na rede social BoardmakerShare.

  • Pré-requisitos para participação no curso: Ter conhecimentos de informática básicos que possibilitem utilizar com autonomia as ferramentas do curso. Ter acesso à Internet, preferencialmente em banda larga. Ter acesso à utilização do software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro (SDP).

  • Observação 1: O Software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro será utilizado em atividades práticas e como este é um curso dedicado a instrumentalização do cursista no uso deste programa, será necessária a utilização do programa na versão integral.

  • Observação 2: Este é um curso introdutório de BOARDMAKER SDP e os conteúdos aqui apresentados foram também abordados no nosso CURSO 1 - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE COM ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. Recomendamos aos cursistas que já realizaram o CURSO 1, com interesse em aprofundar conhecimentos e habilidades na utilização do software BOARDMAKER SDP, que façam a inscrição diretamente no CURSO 3 - BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO - FUNÇÕES AVANÇADAS- VERSÃO EAD. Em caso de dúvida sobre requisitos para o bom aproveitamento da formação, consulte os professores da ASSISTIVA por meio do e-mail secretaria@assistiva.com.br.

CURSO 3
BOARDMAKER COM SPEAKING DYNAMICALLY PRO - FUNÇÕES AVANÇADAS- VERSÃO EAD

  • Público alvo: Profissionais da educação: professores da sala comum e da sala de recursos, profissionais de apoio, funcionários de escolas e gestores. Profissionais da saúde: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, outros. O curso é também destinado a usuários de tecnologia assistiva e/ou seus familiares.

  • Carga horária total: 60 horas.

  • Duração do curso: 6 semanas, a partir da data de início do curso, com 2 semanas adicionais para aprofundamento e conclusão de tarefas. O curso poderá ser concluído antecipadamente, a depender da organização e disponibilidade de tempo do cursista.

  • Horário: A critério do cursista.

  • Instituição promotora: Assistiva - Tecnologia e Educação.

  • Coordenação: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch.

  • Professores: Mara Lúcia Sartoretto e Rita Bersch, Daianne Martins e Raquel Bersch

  • Objetivo geral:

  • Conhecer e explorar as funções avançadas de programação do software Boardmaker c/ SDP na construção de atividades acessíveis para comunicação e aprendizagem.

  • Conteúdos:

  • "Funções rápidas": Programação de atividades de múltipla escolha acessíveis;

  • Utilização de "variáveis": programação da flexão da escrita e da fala a partir de variáveis como tempo verbal, pessoa, singular/plural etc.;

  • "Teclas móveis": Programação de atividades de pareamento e agrupamento;

  • "Pranchas de contexto": Criação de pranchas temáticas sobrepostas à prancha principal;

  • Programação de alteração de texto e imagens de teclas selecionadas;

  • Abertura vídeo em uma tecla;

  • "Arquivos de sons": Criação de atividade de discriminação auditiva que relaciona imagem e som. Acesso aos arquivos de áudio do Boardmaker e outros;

  • "Função "aleatória": atividades de sorteio aplicadas em jogos ou brincadeiras;

  • Tipos de varreduras; definição de ordem e agrupamento de teclas (linhas, blocos ou colunas): Ampliação da facilidade e velocidade de acesso às teclas, em todas as atividades e pranchas criadas com o software;

  • Ajuste de pronúncia das palavras na voz sintetizada e possibilidade de salvar essas alterações definitivamente no software;

  • Criação de teclas para abrir outros programas.

  • "Superpranchas": análise, exploração e criação de pranchas e atividades pré-programadas nas quais serão personalizados facilmente os conteúdos. São exemplos os livros digitais, atividades de categorização, perguntas sim e não, escrita de palavras com letras embaralhadas etc.

  • Rede virtual de intercâmbio de atividades acessíveis BoardmakerShare : conhecimento, exploração, inscrição e compartilhamento.

 

  • Metodologia:

  • Serão utilizados tutoriais e vídeos com descrição passo a passo da construção de pranchas e atividades pedagógicas. O cursista acompanhará as etapas demonstradas utilizando o seu software Boardmaker c/ SDP.
  • Avaliação: O cursista receberá a certificação de conclusão do curso se:

  • Acessar no mínimo 70% dos conteúdos de instrução (vídeos e textos);

  • Realizar as tarefa propostas em cada tópico e preencher no mínimo 70% dos questionários de avaliação.

  • Postar uma atividade de sua autoria, feita com o software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro (SDP), na rede social BoardmakerShare.

  • Pré-requisitos para participação no curso: Ter realizado o curso online 1 ou 2 (oferecido pela Assistiva) ou já possuir experiência básica de utilização do software Boardmaker c/ SDP (construção de pranchas interligadas com voz gravada ou sintetizada, construção de pranchas e materiais pedagógicos para impressão), utilização da ferramenta SIMBOLAR. Ter conhecimentos de informática básicos que possibilitem utilizar com autonomia as ferramentas do curso. Ter acesso à Internet, preferencialmente em banda larga. Ter acesso à utilização do software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro (SDP).
    .

  • Observação 1: O Software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro será utilizado em atividades práticas e como este é um curso dedicado a instrumentalização do cursista no uso deste programa, será necessária a utilização do programa na versão integral.

Clique aqui para retornar ao topo desta página.

© 2017ASSISTIVA • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO